Tocantins
07.06.2024Para incentivar práticas financeiras saudáveis, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), começou um novo ciclo de aplicação das avaliações de entrada do Programa Aprender Valor, promovido em parceria com o Banco Central do Brasil. Nesta sexta-feira, 7, as provas foram aplicadas na Escola Estadual Setor Sul, em Palmas, para obter resultados acerca do letramento financeiro dos estudantes.
Cerca de 240 escolas estaduais participam do processo avaliatório neste mês de junho. O objetivo é inserir temáticas de Educação Financeira e Educação para o Consumo nas escolas, com projetos voltados para os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
De acordo com o coordenador estadual do programa, Francisco Gilson, tratar sobre esses temas no contexto escolar contribuem para uma aprendizagem mais significativa. “O ensino nas escolas sobre práticas do cotidiano impacta positivamente no futuro dos alunos e prepara essas crianças e jovens a tomar decisões mais assertivas para uma vida financeira sem muitas dificuldades”, pontua.
A estudante Ana Júlia Neres, da Escola Estadual Setor Sul, explica que a ação a incentivou a tornar-se mais responsável. “Vou levar para casa novas ideias sobre como utilizar meu dinheiro corretamente para economizar. Isso é muito importante aprender desde cedo, pois ajuda muito no nosso futuro”, complementa.
Programa Aprender Valor
O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, iniciada em 2021, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.
Lukas Franco/Governo do Tocantins