Pernambuco
28.05.2019Na manhã desta terça-feira (28), a comunidade escolar das 37 escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe recebeu a Caravana da Educação, circuito de atividades promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco. A ação foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justa Barbosa de Sales, localizada em Vertente do Lério, e movimentou mais de mil estudantes da região.
Em clima de festa, a escola sediou, além das atividades da Caravana, a reunião de Pactuação de Metas 2019. Coordenado pelo secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o encontro contou com a participação de todos os gestores escolares da GRE. Simultaneamente, os estudantes se divertiam nos polos cultural e esportivo, distribuídos no pátio recreativo e quadra poliesportiva, respectivamente.
Com muito forró, xote, cores e apresentações culturais, os jovens fizeram uma verdadeira festa da educação no polo cultural. O ponto do espaço foi a apresentação da “Dança da Bolinha”. Criada na década de 30, a dança, expressão cultural do município, teve origem nas rodas de coco realizadas na casa da família de Brígida Cabral Alves, onde hoje funciona o Salão da Bolinha. A apresentação empolgou a plateia.
“Dança e arte são duas áreas que me encantam, e ver todo mundo nos acompanhando na dança foi algo muito incrível. A gente nem esperava, foi uma surpresa para todo grupo, mas a dança da bolinha é isso: é no improviso e com a participação de todos”, explicou Wanderlei Oliveira, de 16 anos, que apresentou a dança com outros colegas de turma.
A animação também tomou conta do polo esportivo. Por lá, apresentação de crossfit, aeróbica e badminton, além de jogos matemáticos e outras atividades. As irmãs Adriely Santos e Anaely Vitória são caratecas e, além do esporte, tem mais algo em comum: as duas foram beneficiadas com o intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo Esportivo. Adriely viajou para o Canadá em 2018, mesmo destino que Anaely, que embarca pelo programa este ano. E para ela, ter esta oportunidade é algo incrível. “A prática do esporte é de família, tudo começou com o nosso tio, que já tem mais de 20 anos de faixa preta. Eu comecei a treinar há apenas quatro anos, mas não me vejo mais longe do esporte. Viajar e poder treinar em centros renomados me deixa muito feliz, é algo muito maior do que eu podia imaginar”, comentou a estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Ana Faustina, de Surubim.
Para Edjane Ribeiro, gestora da GRE, a manhã de atividades foi positiva. “Foi um momento de descontração, onde os estudantes puderam se conhecer e aproveitar o momento para trocar experiências. Os jovens da EREM Justino adoraram receber os colegas e isso foi muito gratificante para nós. Foi uma verdadeira festa da Educação”, comemorou.