Estudantes da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte participam de evento que orienta o ingresso no Ensino Médio

Pernambuco

19.09.2019

A Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte promoveu, nesta quarta-feira (18), o projeto Norteando Caminhos para o Ensino Médio, no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento reuniu cerca de 1.600 estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais de 25 escolas jurisdicionadas à GRE, promovendo a integração do conhecimento, interação e motivação para o ingresso no Ensino Médio Técnico.

Na ocasião, Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Almirante Soares Dutra, Miguel Batista e Professor Agamenon Magalhães montaram estandes com apresentações dos cursos técnicos que cada unidade de ensino oferece, o currículo, as possibilidades e a rotina do Ensino Médio Técnico. Além disso, os estudantes contaram com aulões de português (Luís Fernando) e matemática (Walter Pessoa) com assuntos que irão cair nas avaliações externas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

O estudante Paulo Gabriel, 14 anos, da Escola Estadual Monsenhor Manoel Marques, contou que pretende fazer a prova para entrar na ETE Almirante Soares Dutra. Lá, ele quer estudar na área da saúde. “As consequências que um evento como esse traz para os estudantes é muito grande, porque nos ajuda a se preparar para as avaliações externas e nos incentiva a fazer provas para entrar em escolas técnicas e ficar por dentro da área que a gente pretende seguir”, declarou.

De acordo com a gestora da GRE, Neuza Ponte, a ideia de promover esse projeto surgiu para fomentar os estudantes a se inscreverem nas escolas técnicas e para evitar a evasão escolar. “O projeto Norteando Caminhos para o Ensino Médio vem com a intenção de motivar os estudantes a continuarem os estudos, mostrar a possibilidade que o Ensino Médio leva à formação acadêmica e apresentar as diversas opções que eles têm no Ensino Médio e, de certa maneira, envolvê-los para fazer as avaliações externas”, pontuou.

“A gente está agora vivendo um momento muito importante e a GRE Recife Norte está fazendo um trabalho muito interessante, que é para poder pensar um pouquinho sobre essa fase de transição, mostrando quais são as opções que os estudantes têm de continuar o percurso profissional escolar, seja em escola regular, técnica ou integral”, salientou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.