Estudantes da ETE Professora Célia Siqueira alcançam primeiro lugar na 68º Jornada de Foguetes

Pernambuco

22.08.2025

A Escola Técnica Estadual (ETE) Professora Célia Siqueira, localizada na cidade de São José do Egito, no Sertão pernambucano, contou com duas equipes premiadas na 68º Jornada de Foguetes. A final aconteceu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 14 de agosto, com a presença de mais de 91 equipes e cerca de 400 participantes entre estudantes e professores. O evento é composto por oficinas e palestras sobre os avanços da astronomia no Brasil e no mundo.

Foram campeãs a equipe Apollo XXIV, formada pelos estudantes Luiz Eduardo, Maria Joelma e Ítala Raissa, cujo foguete alcançou a marca de 235 metros de distância percorrida, e o grupo Astronautas do Sertão, composto por Carlos Henrique, Emilly Fernanda e Daniel Ribeiro, que lançou seu protótipo a 302 metros de distância, consolidando-se como um dos cinco melhores resultados do Brasil. 

A ETE Professora Célia Siqueira foi a única escola pública de Pernambuco a se classificar para o evento e as duas equipes foram premiadas com o troféu de campeãs nacionais. As equipes vencedoras foram orientadas pelos professores José Matheus de Medeiros, Franciel Aureliano Bezerra e Alex Martins da Silva.

“É muito importante ressaltar o nosso resultado. Equipes do Sertão do Pernambuco competindo com grupos de todo o Brasil, de institutos federais, escolas técnicas estaduais, e escolas municipais e privadas, conseguiram ouro nesta competição. Além do conhecimento adquirido, a gente termina conhecendo diversas culturas de todo o país. É algo que faz com que o evento seja extremamente rico”, afirmou o professor José Matheus de Medeiros, que acompanhou a equipe na final.

Durante a jornada, por quatro dias, estudantes e professores de todo o país participaram de formações, oficinas e palestras sobre os avanços da astronomia no Brasil e no mundo, com diversas trocas de experiências. 

O estudante da equipe Astronautas do Sertão, Carlos Henrique, falou sobre sua preparação para a disputa. “Eu venho trabalhando no meu projeto desde o ano passado, fazendo pesquisa e arrumando amizades para conseguir melhorar o meu conhecimento. O evento foi algo espetacular, onde consegui conviver com muita gente, ver o mundo de outra forma, conhecer novas culturas e estilos de linguagem. Foi incrível”, explicou.