Estudantes da ETE José Nivaldo Pereira Ramos vencem competição nacional

concurso

15.06.2021

Estudantes da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, venceram a III Competição de Desenvolvimento de SIs Inovadores (CoDeSII). A competição é realizada pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, e conta com a participação de estudantes de nível médio e técnico de todo o Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, a CoDeSII está vinculada ao Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI).

O tema da CoDeSII este ano foi “Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades”, e os participantes deveriam apresentar soluções inovadoras para problemas práticos. Além de trocarem experiências com a comunidade de SI, e inspirar ideias e oportunidades para novos trabalhos e/ou negócios.

Disputando com universitários, os estudantes da ETE José Nivaldo Pereira Ramos foram os únicos representantes de todo o Nordeste, conquistando destaque ao receber o primeiro lugar na competição. Duas equipes participaram da competição, ambas orientadas pela professora Lara Bezerra.

“O prêmio torna-se ainda mais incrível pelo fato de ter sido a única escola nordestina na competição e ter disputado com universitários. Se eles já amavam estudar esse projeto, agora certamente eles amam muito mais. Para a gestão da escola e professores é uma enorme vitória. A gente fala de esperança e ganhos para a nossa educação”, comenta a professora de Redes.

O grupo vencedor é formado por Áurea Fernanda, Láyza Vieira, Mayan Mikael e Maria Fernanda, estudantes do curso de Redes de Computadores que formam o Organic4, um protótipo de app que tem o objetivo de incentivar comunidades ao consumo de alimentos orgânicos. O sistema visa facilitar a compra de alimentos orgânicos, beneficiando produtores e consumidores. O time ainda falou sobre a importância de práticas agrícolas sustentáveis, sem a utilização de agrotóxicos. 

Para Áurea Fernanda o momento é de gratidão. "É realmente muito gratificante ver um projeto em que você investiu tanto tempo e dedicação ter esse reconhecimento, porque o processo não é fácil e não é sempre que a gente se sente motivado a continuar, principalmente quando encontramos obstáculos. Mas no fim percebemos que todo o trabalho valeu a pena e isso dá um gás para continuar se dedicando mais e mais, em busca de outras conquistas. Não só eu, mas toda equipe tem muita gratidão por tudo isso",afirmou a estudante.

Além da equipe Organic4, outro grupo de estudantes da mesma escola participou da competição. O Waste-Reuse, que venceu a 4ª Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos (ONDA), também participou da CoDeSII. O projeto, que foi criado para uma feira de empreendedorismo da escola, surgiu há dois anos. Ele visa transformar lixo eletrônico em arte e, ainda disponibilizar ecopontos na cidade, para que o e-lixo seja descartado de forma adequada. 

A equipe responsável pelo Waste-Reuse já participou, e recebeu destaque, em competições nacionais, e ficou entre as 50 melhores ideias do Brasil, segundo a Junior Achievement de São Paulo. Os estudantes receberam mentoria de profissionais do Google, devido ao destaque do projeto, e agora os jovens estão empenhados em registrar o software.

“Esperamos validar nosso projeto na cidade de origem do mesmo, alcançar mais pessoas e, consequentemente, outras cidades”, comentou Pablo Luís, integrante da equipe Waste-Reuse, que ainda conta com a participação de Jônatas Ítalo, Maria Janmilly e José Artur.