Estudantes da ETE de Arcoverde prospectam vagas de emprego e estágio em meio à pandemia

Mercado de Trabalho

07.05.2021

Na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, durante o período da pandemia da Covid-19, 38 jovens dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Administração, Redes de Computadores e Logística conseguiram seu primeiro contato com o mundo do trabalho em diversas empresas de diferentes ramos e segmentos. A cidade de Arcoverde está situada em um ponto de interseção entre o Agreste e o Sertão do Estado, sendo um importante polo comercial que atrai semanalmente milhares de pessoas. 

Durante a pandemia, diversas empresas abriram vagas de emprego e de jovem aprendiz, e a formação técnica ofertada pela ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa tem contribuído para alavancar economicamente a região. Grupos de WhatsApp com os egressos são um forte canal de comunicação para a divulgação de vagas e oportunidades na cidade. Segundo uma pesquisa feita com o auxílio do Google Forms do Projeto Integrador intitulado "A Importância do Estágio na ETE Arcoverde" de um grupo do curso técnico em administração composto pelo estudante Thaysson Gilberto, e orientado pelo professor Hericson Gueiros, indicou que 87% dos estudantes consideram que a escola técnica faz a ponte entre o aluno, seja ele egresso ou vinculado, e as empresas. 

E muitos deles apontaram que a comunicação estabelecida por meio de grupos de WhatsApp, que são mantidos mesmo após a perda dos vínculos com a escola, seja o principal diferencial para mantê-los sempre informados das oportunidades na região. Foi o caso de Mylenna Lino, egressa do curso técnico em Logística, que, por meio de uma mensagem enviada pelo coordenador de Integração Escola Empresa, da ETE de Arcoverde, Daniel Rocha, tomou conhecimento e conseguiu uma vaga para ser administradora financeira na KNN Idiomas, empresa recentemente instalada na cidade. 

Maria Antônia, estudante do curso técnico em Administração da modalidade Subsequente, ingressou no curso em dias de concluir o contrato de Jovem Aprendiz na COOPERJA, empresa beneficiadora de arroz também conveniada à ETE, e rapidamente conseguiu outro contrato como estagiária na Farmácia Droga Expressa, que entrou em contato com a Coordenação de Integração Escola Empresa da escola para comunicar a vaga.

Em contato constante com agentes de integração, buscando parcerias com empresas e sempre atento às redes sociais que são divulgadoras de vagas, o coordenador de Integração Escola Empresa, Daniel Rocha, tem articulado o primeiro contato dos estudantes com o mundo do trabalho. “O atual foco do nosso projeto é preparar melhor os estudantes quanto às boas maneiras, modos, etiqueta e postura profissional e quem está em contato constante com os professores dos componentes curriculares de Projeto de Vida, Empreendedorismo e Ética. Além disso, temos o intuito de mobilizar o empresariado da região para apoiar a quarta edição da Mostra Científica, evento em que os estudantes expõem os resultados dos projetos de iniciação científica que este ano acontece no formato híbrido com apresentação oral e exibição de virtual dos pôsteres”, ressaltou.