Estudantes da Escola Vale do Sol produzem livros com conteúdos de Geografia

Tocantins

15.09.2023

Com o objetivo de incentivar os estudantes a serem protagonistas do próprio conhecimento, a professora Idarlene de Carvalho Alves, que leciona Geografia na Escola Estadual Vale do Sol, localizada em Palmas, desenvolveu o projeto O Fantástico Mundo da Geografia. Por meio dessa iniciativa, os estudantes escreveram, ilustraram e formataram livros de Geografia, que fizeram parte de uma exposição realizada no hall da escola.

O projeto foi realizado com uma turma do 6º ano do ensino fundamental. E as melhores criações foram premiadas. A estudante Bianca Gonçalves Lima, 12 anos, teve o seu trabalho selecionado em 1º lugar; a aluna Gabriela Lourenço Campos, 11 anos, ficou em 2º lugar; e Nikolly Miranda dos Santos, 12 anos, em 3º lugar.

De acordo com a professora Idarlene, realizar esse projeto ajudou muito os estudantes a compreenderem melhor o universo da Geografia. “Observei que houve um maior interesse pelos conteúdos. Os livros foram escritos utilizando os temas que já estudamos em sala de aula. Esse foi um projeto que ajudou muito a ampliar a aprendizagem”, frisou. 

Outras observações que Idarlene apontou foram as ilustrações e a empolgação dos alunos com os livros. 

A estudante Gabriela contou que escolheu o tema sobre o ritmo das paisagens, as diversas transformações presentes na natureza. “Eu gostei muito dessa experiência de escrever o livro, porque incentiva as crianças a pensar, a ler e a escrever. Participar desse projeto foi muito importante para mim”, contou.

A estudante Laura escreveu sobre o sistema solar. “Este foi um tema que eu gostei muito de estudar, conhecer mais sobre os movimentos de rotação e translação e sobre planetas. Fiz a dedicatória para os meus pais, que são a minha inspiração”, comentou.

Bianca fez o seu livro sobre os encantos das estações do ano e disse que gostou de criar, desenhar e ler mais sobre a Geografia.

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins