Tocantins
11.12.2024Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Piaçava, do distrito de Piaçava, município de Nazaré, realizaram, nesta quarta-feira, 11, visita técnica à sede da Secretaria de Estado da Educação, em Palmas.
A ação reflete o resultado do projeto “Clube de leitura: construindo minha história”, que busca desenvolver o gosto pela leitura, despertando o interesse dos estudantes pelo conhecimento. O projeto foi premiado no Prêmio Escola Que Transforma, que incentiva as boas práticas desenvolvidas pelas unidades escolares e professores das redes públicas de educação do Tocantins.
Acompanhados pela chefe de gabinete da Seduc, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, os estudantes tiveram a oportunidade de simular uma reunião de trabalho, em que cada um ocupou um cargo de liderança.
O estudante Arthur Gabriel Castro Santana, da 2ª série do ensino médio, assumiu o papel de secretário de Estado da Educação, para a realização de uma reunião de trabalho. Arthur Gabriel destaca o momento. “Fiquei feliz em simular esse momento, e que mesmo sendo uma representação, a experiência foi incrível. Espero, em situação real, prestar excelente trabalho ao Estado”, pontuou o estudante.
A diretora da Escola Estadual Piaçava, Rosilda Cardoso Noleto Rocha, comentou sobre a vinda dos estudantes a Palmas. “Muitos são estudantes concluintes do ensino médio, que deverão sair de casa para cursarem o ensino superior. Então, esse evento é mais uma oportunidade para que eles conheçam um pouco sobre o espaço que vai além do local em que vivem”, destacou.
A professora Marlene Maria Brito de Queiroz Rocha, de língua portuguesa, ponderou a respeito da visita. “É um avanço para esses jovens. Eles merecem todo o sucesso, visto que ganhamos o prêmio Escola que Transforma. Conhecer a capital do Estado, bem como outros espaços, representa a conclusão de um momento importante, que é o encerramento do ano letivo com sucesso”, concluiu a professora.
Além dos espaços da Seduc e seus anexos, os estudantes conheceram o Palácio José Wilson Siqueira Campos, a Praça dos Girassóis e a Assembleia Legislativa do Estado. Pontos de comércios também foram visitados.
O gerente de apoio ao Protagonismo Juvenil, Júlio César Rocha, acompanhou a ação. Para ele, a iniciativa representa valorização. “É um incentivo aos jovens, pelo desempenho e participação nas ações da escola. Considerando que cada um deve ser protagonista. A visita contribui para que eles conheçam mais sobre a estrutura da Secretaria da Educação, e como as ações podem chegar até a escola”, pontuou o gerente.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira /Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins