Tocantins
15.05.2024O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo, de Almas, realizou na última terça-feira, 14, atividade educacional colaborativa com os alunos da turma do 8° ano do Ensino Fundamental. A proposta era oportunizar aos estudantes uma experiência dinâmica, participativa e lúdica, explorando os gêneros textuais.
Mergulhados no universo dos gêneros textuais, os estudantes puderam focar em dois estilos jornalísticos: notícia e artigo de opinião. Para isso, realizaram pesquisas com o intuito de compreender sobre a estrutura, linguagem, características e o propósito comunicativo de cada um deles.
Finalizando a parte teórica, os estudantes foram incentivados a colocarem em prática o que aprenderam. Nessa fase, desenvolveram um projeto criativo, a elaboração de um jogo intitulado ‘Caminho Jornalístico’.
A diretora Marizete Cardoso explicou que a ação foi inspiradora e que aprendizados práticos são essenciais para o desenvolvimento da educação. “Preparar os estudantes para enfrentar os desafios contemporâneos é uma iniciativa que demostra o compromisso da escola em oferecer uma educação de qualidade, que vai além do conteúdo tradicional, buscando formas inovadoras de engajar os alunos no processo de aprendizagem”.
O jogo
Após a parte teórica, foi dado início a um jogo, cujo o objetivo foi desenvolver o raciocínio crítico, estimular a capacidade criativa e o trabalho em equipe foi a proposta da atividade, que permitiu aos estudantes momentos de diversão e aprendizado em cada fase que avançavam no tabuleiro, enfrentando os desafios propostos pelos enunciados.
Para a estudante Ana Clara Rodrigues, a atividade foi muito enriquecedora. “O jogo que criamos foi realmente desafiador e divertido, e o melhor de tudo foi conseguirmos aplicar o que aprendemos de forma prática. Agora sinto que consigo identificar com mais facilidade fatos e opiniões nos textos que leio. E isso me ajudará não só na escola, mas também no dia a dia”, afirmou.
A professora Gabriela Magalhães Sabino, responsável pela ação, considerou o momento memorável e positivo. “É gratificante testemunhar como os estudantes se envolveram profundamente na pesquisa, na dinâmica e, principalmente, na reflexão sobre a importância dos gêneros textuais, desenvolvendo habilidades tão essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico, além de compreender sobre as fake news e os discursos de ódio nos ambientes virtuais”, concluiu.
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/ Governo do Tocantins