Estudantes de escola da rede estadual de Pernambuco são finalistas da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Pernambuco

15.07.2024

A Escola de Aplicação do Recife, situada no bairro da Madalena, no Recife, representará a Rede Estadual de Educação na grande final da 40ª edição da Olimpíada de Matemática (OMU) da Universidade de Campinas (Unicamp). A relação dos finalistas foi divulgada na terça-feira (09).

A solenidade de divulgação do resultado final vai acontecer no dia 31 de agosto, no campus da universidade em São Paulo. Ao todo, 28 equipes de unidades de ensino de Pernambuco foram selecionadas para a final, sendo seis da Escola de Aplicação do Recife (quatro do ensino fundamental e dois do ensino médio). Cada equipe é composta por três alunos e um professor orientador.

As duas primeiras fases da OMU foram online, em abril e maio, com duração de uma semana cada, nas quais os estudantes debateram e buscaram soluções aos problemas apresentados nos exames. 

Na grande final, as equipes terão que responder às provas presencialmente, em concorrência direta com outros jovens estudantes do Brasil. A qualidade do texto e a argumentação serão critérios de avaliação da qualidade das respostas.

A estudante Sara Moraes, do 9º ano do ensino fundamental, diz que sente um misto de ansiedade e vontade de ser campeã. “Estamos muito felizes em poder ter essa oportunidade maravilhosa de participar da tão esperada final do OMU. É a nossa primeira vez na Olimpíada, e está sendo uma experiência incrível, que está nos possibilitando adquirir mais conhecimento”, relata.

Sara fez parte da equipe liderada pelo professor de matemática Wallace Pereira. O educador conta que ser finalista é um sentimento de dever cumprido. “É uma satisfação saber que o nosso trabalho está dando frutos”, coloca.

O sonho da graduação por meio da OMU

O edital de vagas olímpicas da Unicamp prevê o ingresso dos participantes da OMU nos cursos superiores de engenharia, física, física médica, matemática, matemática aplicada e computacional, matemática (licenciatura), física (licenciatura), engenharia de transportes, estudos literários e farmácia.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ser medalhista na terceira etapa da OMU, realizar a prova em grupo e outra prova adicional individual.