Pernambuco
01.09.2020O mundo está passando por um momento delicado no enfrentamento de uma pandemia. Como será contada essa história no futuro? Foi pensando nisso que os estudantes do 3° ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Guiomar Krause Gonçalves, localizada em Vitória de Santo Antão, lançaram o cordel intitulado "A história do Coronavírus para as crianças do futuro", publicado pela Editora da UFPE.
O projeto envolveu todo o 3° ano, através da disciplina de biologia experimental. A disciplina propôs o desenvolvimento do tema por meio de livretos, quadrinhos, cordéis, panfletos, dentre outras formas escritas. O grupo que se destacou produziu o cordel publicado.
Todo o processo de desenvolvimento do livro se deu de forma remota, utilizando aplicativos para a comunicação. Os alunos autores desse cordel foram Eduarda Lima, Maria Eduarda e Yadne Thaynara.
Para Yande Thaynara, o resultado do projeto foi uma surpresa. “Inicialmente a única certeza que tínhamos era que não seria um livro clássico, daí, surgiu a ideia de construir um cordel e consequentemente as coisas foram fluindo. Na verdade eu não esperava que fosse tão importante, fiquei surpresa e só depois caiu a ficha que pode até colocar no currículo”, declara a jovem.
“Quando se dá um trabalho é preciso deixar o aluno livre, para que ele escolha a melhor forma de trabalhar. Quando se dá asas ao aluno, o céu se torna o limite. Isso nos facilitou bastante, pois se tornou algo leve e tranquilo de se fazer”, fala a estudante Maria Eduarda.
O trabalho teve caráter interdisciplinar, envolvendo os professores de Português, Rodrigo José, e de Biologia, Gemilton de Freitas Mesquita, além da colaboração da professora Dra. Isabella Macário Ferro Cavalcanti, do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE), e da enfermeira Ketly Rodrigues. As ilustrações são assinadas por Aleson Aparecido.
Veja o cordelaqui