Estudantes da EREM Frei Orlando apresentam projeto de lei na Câmara dos Vereadores de Itambé

Pernambuco

21.06.2018

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Frei Orlando, de Itambé, Zona da Mata, apresentaram, nesta quarta-feira (20), na Câmara dos Vereadores do município, um projeto de lei elaborado por eles. O documento, apresentado pelo aluno Felipe Soares da Silva durante uma sessão de escuta pública, regulamenta o uso de canudos biodegradáveis (de papel) - em substituição aos de plástico.

O projeto foi criado pela turma do segundo ano do ensino médio da EREM, após participar de uma feira realizada na escola em alusão à Semana do Meio Ambiente, celebrada no mês de maio, sob a orientação do professor de química da instituição, Manoel Santana. “Nós focamos o trabalho em reciclagem e os estudantes perceberam o quanto o plástico é prejudicial ao meio ambiente, pois demora muito tempo para se degradar. Foi daí que surgiu a ideia de criar essa lei, que está tramitando em outras cidades do sul do Brasil e em países da Europa”, detalhou o docente.

Manoel solicitou, então, ao presidente da Câmara, uma abertura de cinco minutos na sessão para que o estudante apresentasse a proposta. “Os vereadores nos receberam muito bem e ficamos muito alegres com a receptividade e atenção dada ao nosso trabalho. O projeto é, antes de tudo, um exercício de cidadania, porque os alunos estão conhecendo na prática como funciona o processo de construção de uma lei. Nesta atividade, eles se sentiram parte desse processo e deixaram de ser expectadores para ser protagonistas”, acrescentou.

O estudante Felipe Soares explicou, durante seu discurso, que o projeto de lei beneficia a todos, inclusive aos políticos que o assistiam. “Nós, alunos, temos que servir de exemplo para todos, pois somos a base de uma nova sociedade, uma nova geração. Apresentar esse trabalho foi muito emocionante para todos nós, ficamos muito felizes. A ideia é que a sociedade, incluindo os políticos que assistiram, reflita sobre os danos causados ao meio ambiente e considerem as nossas pesquisas”.

De acordo com Manoel Santana, o projeto de lei foi acatado pela Câmara e encaminhado ao setor jurídico e comissões do meio ambiente para apreciação. Ainda nesta semana, a turma da EREM vai criar uma campanha para que moradores da cidade assinem um abaixo-assinado pedindo a sansão da lei.