Estudantes da EREM Austro Costa, em Limoeiro, desenvolvem projeto de produção de derivados do leite

Inovação

23.06.2021

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Austro Costa, localizada em Limoeiro, no Agreste do Estado, estão desenvolvendo um projeto que mescla Biologia, Química e Empreendedorismo. Boas práticas de fabricação e controle físico-químico e microbiológico de derivados do leite reúne estudantes do Ensino Médio e tem recebido aprovação da comunidade escolar.

O principal objetivo do projeto é potencializar habilidades técnicas dos estudantes, iniciar estudos referentes à microbiologia e desenvolver um planejamento básico de controle de qualidade dos produtos. “Inserir práticas científicas no desenvolvimento do estudante é importante para aguçar a curiosidade científica dos alunos tanto para a parte acadêmica e tecnológica, quanto para a inserção no mercado de trabalho”, disse Luiz Henrique, professor de Química.

A unidade de ensino recebe alunos oriundos da zona rural e de baixa renda, em sua maioria. Nesse contexto nasceu a ideia de integrar as disciplinas eletivas “Microbiologia dos alimentos” e “Química no cotidiano”. Além dos conhecimentos específicos de Química e Biologia, o projeto contempla ainda a iniciativa empreendedora e de geração de renda, sintonizada com a abertura de horizontes de projetos de vida, destacando o protagonismo juvenil dos estudantes. “A eletiva é ótima, me abriu a mente para entender melhor sobre experimentos e enriqueceu também meus conhecimentos. Vai me ajudar bastante no futuro”, afirmou a estudante Eduarda Tatiana, uma dos 90 estudantes que participam do projeto.

“A escola tem essa prática integradora entre as disciplinas, e por causa dessa 'conversa' entre elas, começamos a desenvolver a parceria com a finalidade de entregar um bom trabalho para comunidade como um todo. Uma vez que a clientela da escola, tem a maior parte de moradores da zona rural da cidade, vimos no leite, a oportunidade de tornar nossos alunos empreendedores, despertando o protagonismo existente em cada um”, contou Daniela Cavalcanti, professora de Biologia e Projeto de Vida e Empreendedorismo.

Para a implementação do projeto, são realizadas etapas como controle de qualidade do leite cru, onde são averiguados os parâmetros físico-químicos do leite. Os dados obtidos são comparados com dados padrões encontrados na literatura, sendo possível o controle de fraudes, através de testes. Após aferir a qualidade do leite, são realizadas as etapas de pasteurização, fermentação e controle de qualidade do fermentado. Por fim, o produto final encontra-se adequado para o envase, consumo e a possível comercialização, seguindo as regras e normas da segurança alimentar.

Para Helenita Lacerda, gestora da EREM Austro Costa,  as ações vivenciadas instigam a iniciativa empreendedora e a geração de renda. “Sintonizada com a construção de projetos de vida dos estudantes, o projeto enfatiza o protagonismo juvenil e contempla a filosofia do programa de educação integral de Pernambuco”, contou.