Estudantes participam de ação socioambiental de combate às arboviroses

Pernambuco

27.03.2024

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Barros Carvalho, no Recife, realizaram, na última quarta-feira (20), mais uma ação do projeto “Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica”. A atividade socioambiental teve o objetivo de combater a dengue e demais arboviroses e foi realizada no Mercado Público do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Na ocasião, os estudantes entregaram panfletos e explicaram aos comerciantes e pedestres sobre a importância de combater a proliferação do mosquito da dengue. “Essa atividade foi muito interessante e fundamental para que as pessoas tenham noção do perigo e dos cuidados quanto ao mosquito Aedes Aegypti, que é um transmissor de doenças muito perigoso, podendo levar a morte. Então, com essa ação nós tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas e orientá-las melhor sobre esse assunto”, pontuou a estudante Heloísa Gonçalves.

A ação contou com a parceria da Vigilância Ambiental do Recife (Distrito 4), juntamente com a os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (ASACES) e também com os funcionários da autarquia pública Conviva, que administra os mercados públicos da cidade. 

“Os estudantes foram os verdadeiros protagonistas em todos os processos dessa ação, desde a identificação da problemática na comunidade, passando pelo planejamento até a proposta de solução ou minimização do problema”, destacou o professor de geografia e organizador dessa atividade, Vicente Natanael.