Estudantes da EJA da Escola Voltaire Pinto resgatam as brincadeiras antigas por meio do projeto Noite Cultural

Roraima

28.06.2019

Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Dança das cadeiras, caça ao tesouro, corrida do saco, cabo de guerra. Estas são algumas brincadeiras que estarão em destaque no Projeto Noite Cultural da Escola Estadual Voltaire Pinto, realizada nesta sexta-feira (28) a partir das 19 horas.

O projeto é desenvolvido com os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e tem como tema “Resgatando brincadeiras antigas” e busca valorizar atividades lúdicas e culturais realizadas em tempos antigos, além de proporcionar troca de experiências e socialização entre os alunos.

Serão apresentadas brincadeiras tradicionais de várias regiões do Brasil, como forma de valorizar a cultura e de adquirir novos conhecimentos por meio de uma aprendizagem coletiva, a partir da integração de diferentes áreas do conhecimento.

“Na era dos jogos e brinquedos eletrônicos, o projeto vem resgatar as brincadeiras antigas. O tema foi proposto pelos próprios alunos, que fizeram pesquisas, estudos e também ensaiaram e relembraram as atividades que eles mesmos brincavam quando crianças”, explicou o gestor da Escola, George Areb.

O gestor informou ainda que no evento, além dos trabalhos com o resgate das brincadeiras antigas, aproveitando o período de festas juninas, os alunos também irão demonstrar como cada região do país celebra esta época festiva, com jogos, danças e brincadeiras típicas, destacando as características e especificidades de  cada canto do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Na noite cultural, serão apresentadas as brincadeiras: dança da cadeira, caça ao tesouro, bexiga no pé, quebra pote, telefone sem fio, corrida do limão, cabo de guerra e corrida do saco. Também haverá desfile do rei e rainha caipira, apresentações de quadrilhas, além de comidas típicas como pé de moleque, canjica, mugunzá, bolos diversos, entre outros. Toda a comunidade está convidada para prestigiar o evento.

A Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro está localizada na Avenida São Joaquim, n° 1584, no bairro Doutor Silvio Leite e atende 705 estudantes matriculados no Ensino Fundamental e EJA.

ASCOM/SEED

27.06.19