Mato Grosso do Sul
11.07.2023A Escola Estadual Professor Ulisses Serra, localizada no distrito Indubrasil, em Campo Grande, realizou no dia 27 de junho, oficina de Grafite, como parte do componente "Desenvolvimento Social", ministrada pelo grafiteiro Michael Douglas Gomes dos Santos, especialista em artes urbanas.
A oficina de Grafite oferece diversas vantagens educacionais para os estudantes. Ao explorar essa forma de expressão artística, os alunos têm a oportunidade de desenvolver sua criatividade e habilidades visuais. “Eles são incentivados a expressar suas ideias e sentimentos por meio das cores e formas presentes no grafite, estimulando a comunicação e a autoexpressão”, salienta professor coordenador de práticas inovadoras, Thiago Ribeiro de Oliveira.
Além disso, essa atividade promoveu a inclusão e a valorização da diversidade. O grafite é uma forma de arte urbana que permite a representação de diferentes culturas, histórias e realidades.
A oficina também estimulou o trabalho em equipe e a cooperação. Durante o processo de criação, os alunos foram incentivados a compartilhar ideias, colaborar uns com os outros e encontrar soluções criativas em conjunto. “Os estudantes tiveram a chance de conhecer e apreciar a arte produzida por seus colegas, enriquecendo seu repertório cultural e ampliando sua visão de mundo”, relata coordenadora Claudiane Similli.
Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios futuros.
“A atividade de Grafite proporcionou um ambiente de aprendizado prático e dinâmico. Essa abordagem prática complementou o aprendizado teórico em sala de aula, tornando o processo educacional mais envolvente e significativo”, menciona coordenadora Alcineia Sangalli.
O diretor Edivaldo Luís Camargo reconhece a importância dessa atividade para o desenvolvimento dos alunos, que foi realizada pelas turmas do AJA (Avanço do jovem na aprendizagem em Mato Grosso do Sul - Anos Finais) e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em suma, a oficina de Grafite na Escola Estadual Ulisses Serra foi uma experiência enriquecedora para os alunos do AJA e EJA.
“Através dessa atividade, eles puderam desenvolver sua criatividade, expressar-se artisticamente, valorizar a diversidade e aprender importantes habilidades sociais. Acreditamos que iniciativas como essa contribuem para uma educação mais completa e inclusiva, preparando os alunos para serem cidadãos ativos e engajados em suas comunidades”, finaliza gestor Edivaldo Camargo.
Aderisno Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.