Estudantes participam de aula virtual com professor e pesquisador da Alemanha

Mato Grosso do Sul

14.02.2022

Estudantes bolsistas e professores coordenadores da Escola Estadual Professor José Juarez Ribeiro de Oliveira, em Itaquiraí, dos projetos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de MS (Pictec), participaram, no dia 8 de fevereiro, de aula ministrada pelo professor Dr. Guilherme Targino Valente, com temática “Como fazer Ciência? ”.

A aula, que aconteceu através de videochamada, professor Guilherme destacou como o conhecimento científico é produzido, como se elabora uma pesquisa e o papel da metodologia científica no trabalho de um pesquisador. Enfatizou ainda, que o conhecimento científico, em cerca de 500 anos, transformou a nossa compreensão de mundo e maneira de viver.

As estudantes participaram da aula, fazendo perguntas, buscando conhecer o trabalho do professor Guilherme, sua trajetória acadêmica, singularidades do mundo das ciências e conselhos para o sucesso no campo científico. Valente, destacou em suas respostas, a necessidade de se dedicar aos estudos, o domínio da língua inglesa, o estabelecimento de uma rede de contatos e a humildade para lidar com críticas.

O professor Guilherme Targino Valente, que cresceu em Itaquiraí, estudou na Escola Estadual Manoel Guilherme dos Santos, e concluiu a sua graduação em Ciências Biológicas na UEMS, de Dourados, disse estar muito feliz ao ver os projetos de iniciação científica em andamento, e que as alunas “estão fazendo a diferença em sua época”.

Atualmente reside na Alemanha e trabalha no Instituto Max Planck, um conceituado e inovador centro de pesquisa alemão. Professor Guilherme, que é mestre e doutor em Genética, atua na área de Genética e Biologia Molecular, especificamente no ramo da Bioinformática, conduzindo estudos com células de órgãos, como pulmão e coração, além de células submetidas a tratamento com medicamentos.

Os professores Alexis Miguel Escorsim e Luciano Neves da Silva, coordenadores dos projetos em andamento, relatam que estão gratos com a disponibilidade do professor Guilherme, em ceder um espaço na sua agenda, e compartilhar um pouco da sua trajetória de vida e conhecimento. Afirmam que, o momento foi de aprendizado e motivação, e que fará a diferença na formação de suas estudantes.

Adersino Junior, Secretaria de Educação de MS