Mato Grosso do Sul
20.03.2025Dez estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, de Três Lagoas, foram inseridos no mercado de trabalho, contratados como Jovens Aprendizes por meio do – PAP/SED/MS (Programa de Aprendizagem Profissional).
“O PAP destaca o compromisso da educação profissional de desenvolver habilidades e competências específicas para o mundo do trabalho num processo que une teoria e prática, proporcionando oportunidades reais de permanência na escola, qualidade na aprendizagem e de crescimento e desenvolvimento profissional”, salienta diretora Lourdes Alves Neres de Souza.
Contratações
As contratações se dividiram entre três importantes empresas da região: a Play 55, que acolheu um estudante do terceiro ano que cursa Ciência de Dados; a Otino Empreiteira, que também integrou uma estudante do segundo ano que cursa administração em seu quadro de colaboradores; e a JY Transporte e Serviço, que contratou oito estudantes na modalidade indireta, que serão cedidos para atuar diretamente na Prefeitura Municipal de Três Lagoas, que passa a ser instituição parceira do Programa. Entre os contratados foi incluso um estudante surdo, o Davi, que em Línguas de Sinais, manifesta a alegria desta oportunidade.
Foram entregues também a todos os estudantes que são Jovens Aprendizes do PAP, os uniformes do Programa. A integração do PAP ao Ensino Médio em Tempo Integral, a parceria com empresas locais e instituições, reforça o compromisso da Escola Jomap com os projetos e programas da Secretaria de Estado de Educação, se destacando mais uma vez como uma instituição que não apenas forma estudantes academicamente, mas também os prepara para o mundo do trabalho, conectando ensino e prática de maneira exemplar.
“Esse momento, representa, não só o primeiro passo na vida profissional desses jovens, mas também o começo de uma trajetória promissora, repleta de aprendizados e crescimento. A expectativa agora é que mais empresas se juntem ao programa, ampliando as oportunidades para outros estudantes que buscam trilhar seus caminhos com mais preparo e esperança no futuro”, finaliza diretora.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar