Estudantes da Escola Estadual Presidente Médici são protagonistas no XV Encontro Científico da UEMS Naviraí

Mato Grosso do Sul

04.11.2022

A Escola Estadual Presidente Médici, localizada em Naviraí, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Projeto “Escola da Autoria”,  participou no dia 28 de outubro do XV Encontro Científico da UEMS Naviraí, no XII Congresso de Ciências Jurídicas: Jurisdição, Estado e Cidadania.  

Pela primeira vez, a universidade abriu espaço para que alunos do Ensino Médio pudessem participar e publicar seus artigos em Revista Científica reconhecida pela CAPES.

“Nossos estudantes, do Ensino Médio, do Itinerário Profissional  Serviços Jurídicos  participaram e brilharam lá, fomos bastante elogiados, e com certeza,  abriu-se  espaço para muitas futuras parcerias com o curso de Direito da UEMS, de Naviraí”, enfatiza gestora Sandra Mieres Vega Passos.  Uma experiência histórica para a escola e, em breve, a unidade fará publicações em ANAIS,  eternizando a participação dos protagonistas e da escola da Autoria Médici.

Trabalhos

Os estudantes participantes são dos 1º e 3º anos do Ensino Médio, com 05 projetos submetidos/equipes, 04 equipes do Assistente Jurídico e 01 equipe do Auxiliar Judicial, eles foram orientados pela professora Caroline Lopes Barbosa e os temas de pesquisa apresentados foram: - A escravidão contemporânea no Brasil com ênfase no estado de Mato Grosso do Sul (Anelise, Evelyn, Rebeca - Assistente Jurídico); - A invisibilidade decorrente da falta de conscientização sobre o registro civil (Ana Karla - Assistente Jurídico); - O estudo da psicopatia em assassinos em série dentro do estado de Mato Grosso do Sul (Eduarda, Mariana, Júlia- Assistente Jurídico); - A importância da conscientização dos direitos do consumidor além das mídias sociais na preservação das garantias fundamentais (Gustavo, Felipe - Auxiliar Judicial); - A importância de compreender os direitos do trabalhador (Rayssa - Assistente Jurídico).

No geral, a escola participou com dez estudantes. As equipes gestora e pedagógica salientaram a importância das parcerias que a escola mantém com a universidade, incentivando a presença dos acadêmicos na escola e dos estudantes no ambiente da academia, estimulando a participação destes em feiras, congressos e eventos desse porte. “Essa é uma das premissas da Escola da Autoria: o protagonismo e a autonomia de nossos estudantes”-  destacou a coordenadora pedagógica da escola Isa Marta Batisti Ruiz.

Adersino Junior, SED/MS