Estudantes da Escola Estadual Maria Helena Albaneze visitam Museu - Casa Dr. Gabi – Espaço de Memória

Mato Grosso do Sul

19.09.2023

No intuito de enriquecer o aprendizado e promover uma experiência cultural significativa, foi organizando um passeio com os estudantes do curso profissionalizante jurídico, da Escola Estadual Maria Helena Albaneze, que oferta ensino em tempo integral, em Corumbá, onde tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada ao museu - Casa Dr. Gabi – Espaço de Memória.

Para a professora responsável Bruna Gonçalves Mendonça, poder vivenciar a cultura de perto pode ser mais eficaz, “acreditamos que essa experiência irá proporcionar um aprendizado mais profundo e interdisciplinar aos nossos alunos, permitindo-lhes explorar diferentes formas de expressão cultural e literária”, declarou docente.

O passeio foi pensado e elaborado para incentivar a leitura dos alunos para melhorar a escrita deles e desempenho nas aulas de português e no desenvolvimento dos textos que eles têm necessidade de fazer dentro do curso na área de prática jurídica

No dia seguinte da visita, a responsável pela Casa Dr. Gabi, Marcelle de Saboya Ravanelli, foi à escola realizar uma oficina com os mesmos estudantes sobre o livro, A cartomante, de Machado de Assis, que é uma continuação do projeto que deu início com a visita ao museu.

Os estudantes fizeram uma análise crítica sobre o texto aplicando a história para a realidade atual e falando sobre assuntos como feminicídio, direitos das mulheres, misticismo e crença

Dr. Gabi criou o primeiro de Corumbá – Museu do Pantanal de Mato Grosso, com apoio do Centro de Criadores da Nhecolândia; construiu a Casa do Massa Barro e foi um grande mecenas. Ele e a esposa, Augusta Gomes da Silva Barros, também conhecida como Dona Neta, patrocinaram a construção de dezenas de centros de educação infantil, as conhecidas “Estrelinhas” abrangendo Corumbá e Ladário.

Nos vários cômodos da casa, a paixão de Dr. Gabi por um dos mais emblemáticos personagens da Literatura Mundial, Dom Quixote de la Mancha, faz-se presente, seja em esculturas, em dizeres entalhados nas paredes e nos quadros. Em frequência semelhante, objetos de mesma natureza estampam São Francisco de Assis, seu santo de devoção. A representação filosófica dessas duas figuras – Dom Quixote e São Francisco – moldaram a filosofia de vida do próprio doutor Gabi.

No interior da casa, os móveis talhados com muitos detalhes fazem de cada peça uma obra de arte e dividem espaços com esculturas de Maria Gattass e Hector Garbati, telas de Jorapimo, Ilton Silva e Antônio Burgos Villa como também peças artesanais de Conceição dos Bugres, Mestre Vitalino e Jé Caboclo. A casa guarda um grande número de preciosidades.

Além das diversas atividades literárias promovidas na Casa, ela tem servido de palco para várias apresentações e cenário para produções audiovisuais em constante cruzamento com outras linguagens artísticas – música, dança, teatro, entre outras.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar