Estudantes desenvolvem “Mão Artificial” utilizando Laboratório de Robótica

Mato Grosso do Sul

28.11.2022

Para estimular o raciocínio lógico e matemático e tornar o aprendizado mais atrativo, a Secretaria de Estado de Educação (SED) entregou no primeiro semestre deste ano, 116 conjuntos de robótica para escolas de tempo integral da Rede Estadual de Ensino (REE). A Escola da Autoria Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, localizada em Corumbá, foi uma das contempladas com o conjunto.

“No primeiro semestre, participei da entrega dos conjuntos e da formação proporcionada pela SED para que em posterior momento eu pudesse replicar a aprendizagem aos demais professores da escola JGP. No segundo semestre focamos em fazer a formação com os professores da escola e depois, elaborar esse projeto da Mão Robótica junto aos estudantes. A Robótica já faz parte do cronograma acadêmico JGP”, explicou a coordenadora da área de Ciências Humanas e responsável pelo Projeto de Robótica, Elizabeth de Lima.

Os professores JGP, em comum acordo, da área de Ciências Humanas, Itinerário Formativo de Informática e Coordenadora de Práticas Inovadoras elaboram um projeto cuja proposta foi a criação de uma mão robótica para contribuir com a mobilidade de pessoas com limitações de movimento, possibilitando execuções de tarefas simples e principalmente, fomentar as competências e habilidade que os estudantes adquiriram na aprendizagem em sala de aula.

O objetivo da SED com a implantação dos laboratórios de robótica foi despertar o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Objetivo esse, alcançado na Escola da Autoria JGP. “Trabalhar com a montagem da Mão Robótica foi um  desafio para todos nós, tanto alunos como professores. Pudemos trabalhar juntos, pesquisar e chegar à montagem e funcionamento da Mão Robótica, que pode auxiliar pessoas que não possuem mobilidade nas mãos”, explicou o estudante Miguel Soleto, do 1º Ano do Ensino Médio, participante ativo do projeto de Robótica.

O projeto contou com aulas teóricas de programação, estudo sobre robótica e prática construtiva. A proposta possibilitou as seguintes ações: prática com os alunos, utilizando o laboratório Educacional de Robótica; conferência das competências e habilidades na introdução da robótica, como aliada na solução de problemas; auxiliar pessoas com dificuldade de realizar atividade básica da vida diária de deficientes físicos (amputados da mão).

Ao final, a mão robótica produziu movimentos básicos e similares a uma mão humana, os testes efetuados dispuseram de várias tentativas para ajustar a programação. Os pontos negativos foram superados com a substituição de peças e ajustes no comando da controladora. O protótipo proporciona uma aplicação de tecnologia social na prática e assim como uma ferramenta de auxílio à pessoa portadora de deficiência física que sofreu amputação ou acidente de trabalho no membro superior.

Nesta semana a equipe pedagógica JGP foi convidada pela SED para apresentar o desenvolvimento da Mão Robótica, no dia 29 de novembro, durante a Formação Continuada da Superintendência de Informação e Tecnologia, durante a segunda etapa de formação sobre Laboratório Educacional de Robótica.  Toda a equipe comemora o sucesso do projeto.

“A Gestão JGP agradece à SED pelo investimento na área de robótica e parabeniza sua equipe pedagógica pelo empenho, pesquisa e conclusão da atividade junto aos Protagonistas da Escola da Autoria JGP. Investir me educação é um caminho de sucesso”, concluiu a diretora Érica Oliveira.

Adersino Junior, SED/MS