Estudantes da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho realizam eletiva “Turistar é geografar: pé na estrada!"

Mato Grosso do Sul

14.06.2022

As eletivas na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria, em Corumbá, integram o Projeto de Recomposição da Aprendizagem 2022. Na área de Ciências Humanas ocorreu neste primeiro semestre a eletiva "Turistar é geografar: pé na estrada", que desenvolveu habilidades dos componentes curriculares de História e Geografia.

"A Escola da Autoria JGP decidiu que neste primeiro semestre o componente curricular de Eletiva trabalharia de forma transversal e multidisciplinar. No início do ano foi aplicada uma avaliação diagnóstica e depois dela elencamos quais as habilidades em defasagem que precisávamos trabalhar. Os alunos apontaram quais temas gostariam de trabalhar, conversamos, planejamos e nossa ementa foi montada", explicou a professora de eletiva Laurinete Gonçalves.

Turistar

A visitação dos estudantes, 8º e 9º Anos, aos principais pontos históricos de Corumbá contou com o apoio da Fundação de Cultura de Corumbá, que gentilmente cedeu o Conselheiro da Fundação de Cultura, Sandro Assef, para ser o guia turístico e histórico dos estudantes JGP.

Na aula de campo, o professor Sandro explicou aos estudantes sobre os seguintes assuntos: Turismo cultural; Turismo Dark; História e lenda de Frei Mariano; Verba do PAC das Cidades Históricas recebida do Governo Federal (restauração da Catedral N Sra da Candelária) e abordagem sobre os outros locais que estão aguardando reestruturação; Importância de preservar os ambientes e pontos históricos da cidade.

Pontos turísticos

Durante a tarde os estudantes visitaram os seguintes locais históricos e turísticos: Jardim da Independência - no local, Sandro abordou sobre a importância histórica do conjunto arquitetônico. Foi explicado sobre sua construção , sobre as estatuas (4 estações ) , sobre a figura do Marechal Antônio Maria Coelho, a escultura representando as Forças Armadas e sobre o coreto - exemplar único em MS. Muhpan - o passeio encerrou com uma visita guiada a este ponto turístico e histórico da cidade.

Praça da República - nesse segundo ponto turístico e histórico, Sandro abordou sobre a importância histórica do conjunto arquitetônico : Mercadão , ILA, Obelisco- homenagem aos Heróis da Guerra do Paraguai, Marco Zero da cidade, Matriz Catedral N Sra da Candelária - mais antiga do estado. Sandro também relatou sobre a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Candelária e relacionou com as religiões de Matrizes Africana.

Porto Geral : um dos locais mais visitados de Corumbá. Nesse local Sandro dialogou sobre a ata de fundação do Município de Corumbá, ressaltou sobre a importância do São João para a cidade, enfatizando que o mesmo se tornou Patrimônio Imaterial do Brasil em maio de 2021.

“A Escola da Autoria Júlia Gonçalves Passarinho parabeniza aos professores desta Eletiva: Laurinete, Rozane, Ana Maria, José Reginaldo e Dayane pelo enriquecedor trabalho aplicado neste semestre. Agradecemos também á Prefeitura Municipal de Corumbá, pela parceria”, enfatiza gestora Érica Oliveira.

Colaborou, coordenação pedagógica, Camila Cavalcante

Adersino Junior, SED/MS