Estudantes da Escola Estadual Floriano Viegas Machado recebem profissionais no “Projetando Futuro”

Mato Grosso do Sul

22.05.2023

A Escola Estadual Floriano Viegas Machado, localizada no Jardim Ouro Verde, em Dourados, recebeu no dia 18 de maio a visita do médico neurocirurgião Dr. Irineu Renzi, que palestrou sobre a sua profissão de médico no projeto escolar “Projetando Futuro”, da disciplina Projeto de Vida, ministrada pelo professor Paulo Caiano.

Na oportunidade, o Dr. Irineu contou aos estudantes, numa roda de conversa, sobre a sua experiência como médico cirurgião, desde o início de sua carreira, de como ele conseguiu entrar numa das mais conceituadas universidades públicas do país, até conseguir chegar na condição de médico especialista em neurocirurgia. Comentou sobre os desafios de sua carreira e respondeu a todas os questionamentos curiosos dos alunos.

Durante o evento, a escola também recebeu a colaboração de 3 policiais da Guarda Municipal de Dourados que também comentaram sobre os desafios de serem policiais servidores da segurança pública, seus percalços, desafios e também sobre a satisfação de atuarem nesta difícil carreira.

Projetando Futuro

O projeto “Projetando Futuro” faz parte da unidade escolar junto com alunos formandos do curso de Psicologia da Unigran – Universidade da Grande Dourados. O objetivo do projeto é de ofertar ao aluno um leque de opções de profissões, incentivá-los a seguirem com seus estudos e apoiá-los para tomarem as decisões de forma mais assertivas na escolha de suas futuras profissões.

De acordo com o professor responsável Paulo Caitano, o projeto conta com palestras, rodas de conversa com profissionais e testes de aptidão ou vocação para ajudar o aluno em suas escolhas. A intenção destas atividades é de despertar nos alunos sobre a importância de se manter o foco nos estudos na reta final do Ensino Médio.

O projeto é de suma importância para os estudantes e contribue positivamente com todo o corpo docente, visto que os mesmos possuem ferramentas e conhecimentos científicos com relação ao desenvolvimento emocional, cognitivo e social, que pode impactar, não apenas diretamente com o ensino e aprendizagem, mas também com o autoconhecimento desses indivíduos ali inseridos. Sendo assim, o profissional de psicologia pode contribuir significativamente na escolha profissional dos jovens de ensino médio, nutrindo a perspectiva dos mesmos com relação a graduação.

“Realizaremos também plantões psicológicos para que possamos realizar a escuta e acolhimento de demandas que possam surgir. Abrir esse espaço de escuta para que os alunos possam se sentir acolhidos conforme as demandas e situações que trouxerem. Na atividade sobre projetar o futuro nosso objetivo é fazer com que os alunos consigam visualizar suas metas após a conclusão dos seus estudos no Ensino Médio”menciona o gestor Julio Cezar dos Santos.

Através dessa atividade eles podem apontar quais são as atitudes que eles precisam ter para alcançar as metas estabelecidas e determinadas por eles em um período de no máximo 5 anos. Vale salientar que nesses objetivos cabem conquistas grandes ou pequenas, o importante é que estejam focados para conquistar o que tanto almejam. Essa atividade que tem como objetivo o desenvolvimento socioemocional ajuda os alunos a conseguir manter o pensamento de forma positiva em relação ao próprio futuro.

Adersino Junior, SED

Foto: Arquivo escolar.