Estudantes da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís produzem documentário de artista regional

Mato Grosso do Sul

15.05.2023

Na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria” em Campo Grande,  os estudantes do Itinerário Formativo na área de Linguagens - "Gravando! Um pedaço do meu mundo", juntamente com a professora da UC Driélly Nayara Armoa Jara estão desenvolvendo atividades relacionadas ao gênero textual Documentário.

O Documentário é um gênero do cinema que tem como objetivo a apresentação de uma visão de realidade. Os estudantes Isabelli Fernandes, Anna Vitória, Geovanna Nunes, Jhely, Luíz Carlos e Kauã estão produzindo um documentário biográfico do artista local "Pedro Guilherme Garcia Góes", no qual buscam enaltecer a carreira do artista e a representação da cultura sul-mato-grossense em suas obras, que são de grande relevância para nosso estado.

No dia 09 de maio o artista compareceu à escola para uma roda de conversa com os estudantes, professores e coordenação. Com o auxílio da professora coordenadora de Práticas Inovadoras Rita de Cassia Lanza e das professoras Driélly e Elizabeth Vierma Pereira, foi possível organizar um local agradável e preparar os equipamentos necessários para a gravação do evento.

“Foi um evento extremamente produtivo e proveitoso em que os estudantes conheceram um pouco mais sobre a trajetória do artista, tiraram algumas dúvidas sobre as obras e tiveram uma aula prática, pintando uma obra com o auxílio do artista”, enfatiza gestor Paulo Castaldeli.

Momentos como esse refletem com clareza o protagonismo dos estudantes que pesquisaram, buscaram apoio junto aos professores e conseguiram contactar um artista local que prontamente atendeu o convite do grupo.

A aprendizagem ocorreu em ambas as partes, pois o artista também captou algumas informações com os jovens e contagiou todos com a sua generosidade e talento.

“Para os estudantes a aula foi um privilégio, pois vivenciaram algo novo e viram que os sonhos podem se tornar realidade quando estabelecem metas e dessa forma, com muita dedicação, trabalho e estudo, conseguirão atingir seus objetivos”, enfatiza professora Driélly Jara.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar