Estudantes da Educação Profissional de Feira de Santana iniciam projeto de leitura sobre temas sociais

Bahia

26.05.2022

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Áureo de Oliveira Filho, localizado em Feira de Santana, iniciaram, nesta semana, o projeto de leitura com o tema “Silenciamento? Não! O que a vida quer de nós é coragem!”. O objetivo do projeto é incentivar a prática da leitura e escrita através de ações que utilizam múltiplas linguagens.

A diretora do CEEP e idealizadora do projeto, Adriana Bastos, explicou a proposta da atividade. “O intuito é levar o nosso aluno a aprofundar em assuntos que são importantes para que sejam cidadãos conscientes de seus direitos e capazes de romper a cultura de silenciamento que existe na sociedade. O tema se refere a toda forma de silenciamento e perpassa por vários subtemas como racismo, violência contra a mulher, homofobia, invisibilidade social, desigualdade social e machismo, entre outros”.

O encontro de lançamento, ocorrido na última terça-feira (24), contou com uma apresentação integral do projeto para os novos alunos; depoimentos de ex-alunos; apresentação de dança; e leituras de poemas realizadas pelos professores e estudantes. Além disso, a cantora Analu interpretou a música-tema do projeto "Passarinhos", do cantor e compositor Emicida.

Ao longo do ano letivo serão realizadas várias ações: exibição do filme “Escritores da liberdade”, para a reflexão e produção textual; rodas de leitura com textos direcionados ou escolhidos pelos alunos; jogral; vídeos sobre o tema; seminários; dramatizações; produção textual nos mais diversos gêneros; debates; e palestras com profissionais da comunidade feirense; entre outras.

A estudante Nycole Cristine de Jesus, 14, do curso técnico de nível médio em Edificações, disse que o projeto é muito importante. “A leitura faz parte do nosso dia a dia e esse projeto incentiva os alunos a ler e a se envolver com a escola. Foi gratificante poder participar da abertura, pois apresentei com outras meninas uma coreografia de dança. Estou terminando de fazer um poema para poder recitar em outros encontros”.

Para a estudante Maria Clara Fernandes, 17, do curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho, a ação é estimulante. “Este projeto é mágico e vem nos despertando uma paixão pelos livros, contos, músicas e poemas. Através dele, iremos fazer uma verdadeira viagem ao mundo da leitura e do aprendizado”, comentou.