Paraíba
30.10.2023No palco educacional do estado da Paraíba, a ECIT Plínio Lemos brilha mais uma vez. Três de seus alunos foram premiados na segunda fase da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), promovida pela Universidade Federal da Paraíba. Pedro Tibério, do 9° ano, arrebatou a medalha de prata, enquanto Aluízio Sobral e Arthur Hugo, respectivamente do 2° e 3° anos do ensino médio, conquistaram o bronze. Agora, os alunos vão para a fase nacional, que acontece no próximo sábado (28).
A OBEF, que tem como principal objetivo estimular o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino de cada estado brasileiro, apresenta um histórico crescente de participação, com envolvimento de diversas universidades e institutos por todo o Brasil. A olimpíada é estruturada em três fases e abrange alunos desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio e 4º ano Técnico. Os estudantes passam por provas objetivas, exigindo um mínimo de 80% de acertos para avançar à segunda etapa.
A participação da ECIT Plínio Lemos foi possível graças à professora Bruna Cristina Gomes Barros, professora do curso de Comércio. Ela tomou conhecimento do projeto neste ano, por intermédio do Professor Kliver Lamartine, da Universidade Federal de Campina Grande, colaborador do Projeto Educação Financeira para Toda Vida. A professora, em parceria com a gestão escolar, organizou e incentivou a inscrição de aproximadamente 60 estudantes, resultando em expressiva participação e destaque na segunda fase da competição.
A experiência tem sido altamente enriquecedora para os estudantes. A primeira fase das provas ocorreu em meados de setembro, contemplando alunos do 9º ano e do Ensino Médio da instituição. Da fase inicial, 24 estudantes, representando os níveis 4 e 5, avançaram para a segunda etapa. Deste grupo, os maiores destaques foram Pedro Tibério, Aluízio Sobral e Arthur Hugo.
“Para mim, além de ser uma chance de ampliar meus conhecimentos em educação financeira, está sendo também um desafio pessoal. As provas e todo o processo da olimpíada me fazem perceber o quão relevante é a educação financeira em nossa vida, e como ela pode influenciar diretamente nosso futuro. Conquistar a medalha de bronze nessa competição, especialmente estando ao lado de colegas tão talentosos, foi uma honra e uma grande realização. Agora estamos nos preparando para a próxima fase, levo comigo o aprendizado, a experiência e a esperança de representar bem nossa escola”, disse Aluízio Sobral.
No próximo sábado, dia 28 de outubro, os premiados enfrentarão a terceira e última etapa da OBEF. Esta fase, de caráter nacional, acontecerá na UFCG. A expectativa é de que os estudantes da ECIT Plínio Lemos continuem mostrando sua excelência e dedicação, marcando ainda mais o nome da instituição no cenário educacional brasileiro.
“É notável o compromisso e a iniciativa da professora Bruna, em conjunto com a gestão escolar, para destacar o talento e o potencial dos alunos da ECIT Plínio Lemos. Tal ação reforça a importância de se investir e acreditar no potencial transformador da educação, que vai muito além das salas de aula, alcançando competições de nível nacional e formando cidadãos mais preparados para os desafios do futuro”, explica a gestora da escola, Sabrina Rocha Silva.