Paraíba
29.07.2024A equipe GreenTech da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, do município de Cuité, no Curimataú paraibano, foi campeã nacional na categoria escolas públicas, durante a Semana de Estudos Avançados de Tecnologia (EAT 2024), que ocorreu de 22 a 27 de julho, em São José dos Campos (SP). A premiação é uma imersão tecnológica no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
A equipe formada pelos estudantes Iarley Riquelme Lima, Ellen Andresa Costa, Lívia Costa Gomes, Pedro Fabiano dos Santos e Giovanna Maria Marques, sob a orientação do professor da disciplina de Biologia, João Paulo da Silva, teve a oportunidade de participar de várias oficinas e palestras ministradas por especialistas renomados nacional e internacionalmente. Além disso, os estudantes puderam vivenciar uma imersão tecnológica na Faculdade de Tecnologia (FATEC), visitar o Museu Interativo de Ciências (MIC) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
A equipe GreenTech tinha conquistado medalha de bronze após ser selecionada por meio de uma apresentação curta sobre o problema local relacionado ao monitoramento e mitigação da irrigação para pequenos agricultores no semiárido nordestino. Os estudantes também passaram por provas de programação e matemática, e por fim, pelo desenvolvimento, durante um período de um mês, dos aplicativos GreenTech 2.0 e Green Feira, na etapa denominada Desafio APP, conseguindo assim o 1º lugar da competição.
“Estou extremamente orgulhoso e emocionado com essa conquista. Sinceramente, a ficha ainda não caiu. Ver o esforço e a dedicação dos nossos estudantes sendo reconhecidos em um evento nacional e tão concorrido é uma sensação indescritível. Foram mais de 600 equipes de todas as regiões do Brasil. Desde o início, eu já sabia que tínhamos um time talentoso, mas ser campeão nacional, vencendo na categoria escolas públicas superou nossas expectativas”, comentou o professor, João Paulo.
O orientador destacou também o empenho e a preparação dos estudantes em identificar problemas da própria comunidade e conseguir elaborar projetos que mostrem soluções concretas utilizando a tecnologia a favor.
“A preparação foi intensa e muito bem planejada. Começamos identificando um problema local que impacta diretamente nossa comunidade como a irrigação em ambientes do semiárido, uma característica marcante do Nordeste brasileiro. Com esse foco, os alunos se dedicaram a entender melhor as necessidades dos pequenos agricultores e a desenvolver soluções práticas,” disse.
A Semana de Estudos Avançados de Tecnologia (EAT 2024) é promovida pelo Instituto Alpha Lumen com apoio do MIT, ITA e CloudWalk, e reuniu medalhistas da 3ª Olimpíada Brasileira de Tecnologia.
Outros Projetos
Além do projeto dos apps GreenTech 2.0 e Green Feira, a equipe GreenTech da ECIT Cuité desenvolve mais quatro projetos em paralelo que envolvem 22 estudantes da escola.
Um dos projetos é o CuidAut, que é um aplicativo para Smart Watch para auxiliar autistas; o Nutrivida, que consiste na criação de uma farinha feita com sobras de alimentos e caroço de jaca como suplemento nutricional; o Arthro(In)Spira, que é a utilização de spirulina para fazer biscoitos nutritivos; e o Compostec (composteira), que está na fase inicial de prototipagem. Além da criação de apps no Arthro(In)Spira e Compostec.