Estudantes catarinenses embarcam para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, em São Paulo

Conferência Infantojuvenil

15.06.2018

Boas práticas em prol do Meio Ambiente. Esse é o propósito da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que nesta edição aborda o tema Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas. Os (as) 19 delegados (as), escolhidos para representar a Educação catarinense na etapa nacional da CNIJMA, embarcaram nesta sexta-feira, 15, para a cidade de Sumaré, em São Paulo. Esta é a primeira edição em que a delegação catarinense tem representantes/delegados (as) quilombola e com deficiência.

Para a estudante Lilian Ramos, da EEB Titolivio Venâncio Rosa, de Araquari, Norte do Estado, além de ser uma experiência inesquecível participar e ser uma das delegadas escolhidas, a Conferência é uma forma de multiplicar boas ações para a comunidade. “Se não fosse ações que motivam a disciplina em relação ao meio ambiente, nós continuaríamos com hábitos errados. Esse é mais um processo de conscientização e é algo que precisamos mostrar a todos”, destaca. 

Nos dias 13 e 14 de junho Na quinta-feira, 14, os alunos participaram da etapa preparatória em Florianópolis antes do embarque para São Paulo. No encontro foi abordado o histórico de todas as etapas da Conferência e também produzido pelos estudantes uma carta de responsabilidade com o compromisso do cuidado em relação ao tema da Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas

Confira a programação da etapa nacional.

Mais sobre a Conferência

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será realizada em junho de 2018. Esta edição o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas teve como objetivo estimular os alunos e professores para a construção de ações em prol do meio ambiente quatro momentos: na escola, regional, estadual e nacional.

Em Santa Catarina, estudantes das 890 escolas das redes estadual, municipais e particulares promoveram ações por meio da Conferência. “Foi um período de fundamental importância para a nossa rede, conseguimos explorar ao máximo ações e envolver os estudantes. Estamos felizes com o resultado, completa a coordenadora Estadual da Conferência, Maria Benedita Prim.

Confira os 19 delegados:

Julia Carminatti Casteller

EEB Timbé do Sul

Jennifer Cristine De Paula Seixas

EBM Professora Adelaide Starke

Rafaella Dal Mas Belli

EEB 30 de Outubro

Alana Pontes Miranda

EEB Maria Amalia Cardoso

Nicolas Henrique Manoel

CEM Ceniro Martins

Diogo Grahl Peres

EEB José Clemente Pereira

João Victor da Silva

Centro Educacional Prof. Cacildo Romagnani

João VÍtor de Oliveira Sarate

EBM Olinda Peixoto

Sofia Linhares Schlichting

EEB Cacilda Guimarães

Gabriel Nascimento

EM Pastor Hans Muller

Isabela Cardozo

Escola Agrícola Mun. Carlos Heins Funke

Stela Isoppo Padilha

EBM Manoel Antonio de Freitas

Lilian Ramos

EEB Titolivio Venâncio Rosa

Mariana do Amaral Gomes

EEB Profº Armando Ramos de Carvalho

Leonardo Jacir Siepmann Cerisoli

EEB La Salle

Gabriel Kauê Konzen

EEB Adolfo Silveira

Nalanda Paula Sengri dos Santos

Escola Indígena Pinhalzinho

Jessé Inácio dos Santos

EBM Rodolfo Berti

Ana Clara Gonçalves da Silva

EEB Seara