Tecnologia
08.08.2017Estudantes da rede estadual de ensino da Bahia já vivem a expectativa pela realização da Campus Party, que acontece, pela primeira vez em Salvador, de 9 a 13 de agosto, na Arena Fonte Nova. Muitos serão visitantes, outros campuseiros, que permanecerão acampados na Arena nos dias do evento, e outros serão protagonistas, participando de exposições de projetos desenvolvidos em sala de aula nas escolas estaduais, nas áreas de Inovação, Ciências, Criatividade, Empreendedorismo e Entretenimento.
A estudante Laissa Chagas Miranda, 18, que faz o curso técnico em Química no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEP), localizado em Teixeira de Freitas (809 Km de Salvador), já está de malas prontas. “Estou muito feliz e ansiosa em poder apresentar meu projeto sobre o óleo bivolátil extraído da casca da laranja e que serve para a hidratação da pele. Vai ser muito bom para absorver conhecimentos para aprimorar o meu projeto”, afirma, entusiasmada.
A professora e orientadora Nayara Camargo que, além de Laissa, vai acompanhar no evento o estudante Breno Costa, autor do projeto “Produção de Etanol a partir do bagaço da manga”, conta que está orgulhosa de seus alunos. “É muito gratificante saber que os dois projetos orientados por mim estão saindo do ambiente escolar para terem visibilidade em um evento de nível global. Vai ser uma experiência marcante para eles e servirá de incentivo para outros estudantes”, destaca.
Para Jéssica Batista, 18, do curso técnico em Informática do Centro Estadual de Educação profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Regis Pacheco (CEEP), em Jequié (368 km da capital), a Campus Party vai ser uma boa oportunidade para divulgar o aplicativo “Jequié Eco Tour”, juntamente com seu colega Uendel Lima. “Vamos mostrar, na prática, o conhecimento obtido em sala de aula e mostrar o potencial ecoturístico de Jequié e região, através do nosso aplicativo”, diz, animada.
A estudante Daniele Ramos, 17, do curso técnico em Informática do Colégio Estadual Góes Calmon, já se credenciou com seus colegas para ter acesso aos espaços do evento e, nesta terça-feira (8), foi visitar a Arena Fonte Nova. “Vou aproveitar para absorver o máximo de conhecimentos e isso vai ser muito bom para o meu currículo”, afirma, empolgada coma sua credencial em mãos.
Luan Mutti, 17, que faz o curso técnico em Manutenção e Suporte de Informática, no mesmo colégio, também está entusiasmado para participar. “Já pesquisei sobre a Campus e olhei a programação de palestras que quero assistir. O conhecimento obtido aqui vai ser muito útil na minha área de formação, porque tem muito a ver com Tecnologia”, conclui.
O evento contará com um estande da Secretaria da Educação do Estado, no qual serão apresentados estes e mais outros projetos de iniciação científica desenvolvidos nas unidades escolares da rede estadual de ensino.