Estudantes da Bahia trocam experiências com norte-americanos do Programa Jovens Embaixadores

Bahia

13.07.2023

Os estudantes do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, localizado em Salvador, trocaram experiências, nesta terça-feira (11), com 30 alunos norte-americanos do Programa Jovens Embaixadores. Através da iniciativa, os jovens embaixadores tiveram a oportunidade de dialogar com os soteropolitanos e conhecer a cultura e história do povo baiano, bem como as instalações da unidade escolar e a alimentação ofertada. O programa foi fundado pelo Departamento do Estado do Governo Americano e aqui, no Brasil, é administrado pela World Learning, em parceria com o AFS Intercultura Brasil.

O programa visa desenvolver um quadro de jovens adultos que tenham um forte senso de responsabilidade cívica, um compromisso com o desenvolvimento da comunidade, uma consciência das questões atuais e globais e fortes habilidades de liderança interpessoal. Além disso, tem o intuito de promover relações entre jovens de diferentes grupos étnicos, religiosos e nacionais, além da compreensão mútua, respeito e colaboração entre os Estados Unidos e o Hemisfério Ocidental.

A estudante Paola Pereira, 17, 2º ano, que fala Inglês, aproveitou para praticar o idioma. “Dificilmente temos contato com estrangeiros e ter esta oportunidade na escola foi muito importante, divertido e enriquecedor. Gostei muito de dialogar com eles e trocar ideias sobre os nossos costumes e nossa riqueza cultural. Eles almoçaram com a gente e falaram que gostaram da nossa alimentação e isso é muito bom”, afirmou.

O estudante Vitor Vinicius de Souza, 16, 2º ano, espera que esta troca de experiência abra portas para programas de intercâmbio. “Este contato foi muito bom para estreitar os laços dos jovens embaixadores com a escola e nós, estudantes, pois, caso no futuro surja alguma oportunidade de a gente viajar para os Estados Unidos, será muito enriquecedor para as nossas vidas”, comentou.

A jovem embaixadora Fatmata Ly, 17, contou sobre o que mais gostou ao conhecer em solo brasileiro: a cultura. “O Brasil possui uma arquitetura muito interessante e eu percebi que os brasileiros são muito receptivos e abertos a conhecerem pessoas de culturas diferentes”. O também jovem embaixador Asher Boiskin, 17, aprovou igualmente a experiência. “Estou adorando aprender sobre o Brasil e gostei muito de conhecer os estudantes baianos, pois eles são muito gentis. Quando chegar em casa, eu vou pensar mais em mim como um cidadão do mundo, porque percebi que também temos muito em comum”, revelou.

Além do colégio, os jovens embaixadores - que estarão em Salvador até o dia 20 de julho - também conheceram locais como Centro Histórico, Dique do Tororó, Farol da Barra, Faculdade de Educação, Sala de Arte e Cinema na Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre outros espaços.