Estudantes baianos protagonizam apresentações artísticas em Centro Cultural

Bahia

18.06.2019

Estudantes do Colégio Estadual Luís Navarro de Brito, localizado em Alagoinhas (a 108 km de Salvador), lotaram o Teatro do Centro Cultural de Alagoinhas, nesta terça-feira (18), para um dia de apresentações de arte e cultura. A atividade, denominada de Dia “D”, marcou a mobilização da unidade escolar para os projetos estruturantes 2019, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil.

A programação envolveu mostra de dança, de artes plásticas, declamação de poesia, apresentação musical, exposição fotográfica, dentre outras atividades, no âmbito dos seguintes projetos estruturantes: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), Mostra de Vídeos Estudantis (PROVE), Mostra de Dança Estudantil (DANCE), Mostra de Canto Coral Estudantil (ENCANTE) e Festival Estudantil de Teatro (FESTE).

A diretora da unidade, Jocelia Novaes, falou sobre a iniciativa. “Estamos no processo de implementação e articulação dos projetos culturais e a intenção do evento é reunir os estudantes para mostrar a proposta de todos os projetos, para que eles percebam quais são os que mais se identificam. Também trouxemos artistas da terra para falar um pouco sobre a arte e incentivar, ainda mais, a busca dos nossos alunos por algum projeto de arte e cultura. Além destes, os professores também falaram sobre o projeto Ciência na Escola e sobre os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) e os estudantes ficaram bem empolgados”, contou.

A estudante Leomara Pimentel, 19, 3ª ano do Ensino Médio, já decidiu qual será a sua escolha. “É a primeira vez que participo dos projetos estruturantes e estou cheia de ideias para as coreografias e participar do DANCE. A expectativa é grande para conhecer novas pessoas, para as apresentações e para a disputa saudável, claro! Também quero me envolver um pouco com cada projeto, no sentido de saber como eles funcionam”, revelou a jovem.

Já Ramon Alessandro Nascimento, 17, 3ª ano, é veterano nos projetos estruturantes. O estudante participou, em 2018, do EPA e, neste ano, quer participar do DANCE e do TAL. “Como faço dança e gosto muito do que faço, resolvi mostrar meu talento. Também vou declamar poesias, porque também faz parte do movimento corporal. Acredito que é uma forma de levar minha arte para a escola e, quem sabe, incentivar os colegas, porque a escola é um ambiente que propaga cultura”, pontuou o estudante.