Bahia
28.04.2020Os estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta segunda-feira (27), do seminário Olimpíada do Conhecimento On-line, com o tema a “Olimpíada Brasileira de Geografia", que faz parte da Olimpíada GeoBrasil. A atividade virtual, transmitida através do Instagram no perfil @Ciencola_ba, teve o intuito de discutir sobre o funcionamento da olimpíada e de como os estudantes podem participar e se preparar. O seminário foi mediado por Bruna Palmeira Santos, egressa da Escola Estadual Eurides Santana, localizado em Poções, e que, atualmente, cursa Geografia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e por Iago Souza, egresso do Colégio Estadual da Bahia (Central), localizado em Salvador, estudante de Farmácia na UFBA e medalhista da Olimpíada Brasileira de Geografia.
Iago Souza, 18, falou da sua experiência com a Olimpíada Brasileira de Geografia. "Foi muito importante ter participado devido à agregação de conhecimento técnico e científico, pois para respondermos as perguntas da olimpíada temos que fazer pesquisas e revisar tudo aquilo que já vimos de conteúdo e, após esses procedimentos, vem o mais importante, que é debater com os outros estudantes que estão participando para que as respostas possam ser complementadas", relatou o estudante, que conquistou a medalha de bronze regional na olimpíada, em 2019.
Já a estudante Bruna Santos, 19, destacou a importância da olimpíada. "É uma iniciativa que desenvolve a pesquisa, fornecendo ferramentas de ensino ao trabalho do professor e que valoriza a busca do estudante por novos conhecimentos. Voltada para a área das Geociências, a olimpíada revela problemas do cotidiano social e fomenta o trabalho em equipe dos estudantes para buscar soluções a partir dos estudos, reconhecendo o protagonismo estudantil".
Bahia Olímpica - Através do Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. O objetivo da ação é estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes. Desde o início de ano, as escolas já estão sendo mobilizadas para as olimpíadas de Matemática, História do Brasil, Astronomia e Aeronáutica e Biologia, cujas inscrições estão abertas.