Estudantes baianos conversam com o governador Rui Costa sobre a música e o mundo do trabalho

Bahia

19.06.2019

Os estudantes Railan Santos e Deise Oliveira, ambos com 26 anos, do curso técnico em Instrumento Musical do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Música, localizado na capital baiana, apresentaram um  pouco do repertório que aprendem no curso, nessa terça-feira (18), na Governadoria do Estado. Recepcionados pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, os jovens mostraram como a música está transformando a vida deles e abrindo novas perspectivas para o mundo do trabalho.

“A música me reestruturou como pessoa. Posso dizer que fui transformado pela música. Vim de uma comunidade pobre de Valença e a música, com a qual tenho contato desde os 12 anos, me deu novas perspectivas de vida. Sem falar que a música me deu o sentimento de pertencimento e de reconhecimento, já que as pessoas me ouviam tocar no coral da igreja”, contou Railan que toca violão, flauta e participa da orquestra do CEEP. Formado em Psicologia, ele pretende utilizar seu conhecimento para trabalhar com crianças que têm dificuldade de aprendizagem. “Posso trabalhar com o timbre como forma de busca da identidade. O objetivo é criar um espaço terapêutico a partir da música”, explicou.

Segundo Deise, que também é integrante da orquestra, a música é a sua escolha de vida. “Tentei conciliar o curso de Engenharia Eletrônica, no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e desisti no meio do caminho quando descobri o curso do CEEP porque a música falou mais alto. Hoje, eu respiro música e não saberia mais viver sem ela. Pedi demissão da empresa onde tinha uma boa colocação, porque o então chefe não me liberou para uma apresentação da nossa turma em uma igreja da cidade. Aquele impedimento me fez repensar a minha vida e acabei optando por seguir o meu sonho. Pretendo entrar em uma universidade de Música, como a UFBA, e dar aula em escolas para crianças com deficiência”, afirmou.

O governador Rui Costa ressaltou a importância da música na vida pessoal e profissional das pessoas. “A música faz parte de todos nós! Então,  para os estudantes da rede estadual que têm esse interesse, após o fim do Ensino Médio, podem procurar o CEEP para participar do curso de Instrumento Musical. O Governo também vem incentivando muito a cultura com o projeto das Escolas Culturais, que promove esse acesso para as comunidades no interior da Bahia, com projetos de música, teatro, dança e cinema. Estes jovens são exemplos daqueles que querem seguir os seus sonhos”, afirmou.

No curso os alunos estudam disciplinas teóricas como: Teoria musical; História da música; Metodologia; Gestão cultural; e Empreendedorismo. E disciplinas práticas: Prática de instrumento; Prática de conjunto; e Coral. Ao concluírem o curso, eles estão aptos a atuar no mundo do entretenimento, mas, segundo a vice-diretora do CEEP, Judith Leite, a maioria opta por prosseguir os estudos de Música na universidade. “No ano passado, por exemplo, tivemos cinco alunos que passaram no vestibular para a Escola de Música da UFBA. Além das aulas, os alunos participam de ensaios, dentro da disciplina Prática de conjunto”, relatou.

O CEEP de Música oferta ainda os cursos técnicos de nível médio em Documentação Musical; Regência; e Composição e Arranjo. Além da rotina regular, os alunos participam de aula pública em igrejas, museus e outros espaços para onde são convidados.