Estudantes-atletas pernambucanos participam de reunião pré-embarque do JEBs 2026

Pernambuco

02.09.2026

Os estudantes-atletas que representarão Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) participaram, nesta terça-feira (1º), da reunião de pré-embarque para a competição nacional. O encontro, que reuniu atletas, técnicos e integrantes da delegação pernambucana, foi realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Esportes. Os JEBs serão realizados entre os dias 12 e 27 de setembro, em Brasília, no Distrito Federal. 

 

Durante a reunião, foram apresentadas todas as orientações referentes à viagem e a participação na competição, além de informações sobre a composição e o funcionamento da delegação. Também foram detalhados os serviços de acompanhamento oferecidos aos estudantes, incluindo profissionais de fisioterapia e psicologia, e as instruções sobre a dinâmica dos jogos, logística, horários e demais procedimentos necessários para a participação dos atletas. Na ocasião, foram distribuídos os kits contendo o uniforme oficial da delegação com mochila, agasalho, camisas e bandeiras.

 

“Esse é um momento de bastante ansiedade de todos os lados, principalmente para aqueles que estão indo para a competição pela primeira vez. Este encontro é fundamental porque podemos orientar os atletas e responsáveis trazendo todas as informações de como é que vai ser a logística, horários de embarque, de competição, apresentar a equipe de dirigentes e também entregar o kit esportivo que a nossa delegação irá utilizar”, disse o secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes.

Como novidade para este ano, os estudantes-atletas pernambucanos contarão com seguro saúde custeado pelo Governo de Pernambuco durante o período da competição. A iniciativa garante aos integrantes da delegação acesso a atendimento em hospitais particulares em caso de necessidade, ampliando a estrutura de assistência e segurança oferecida aos estudantes durante a permanência na capital federal. 

 

A delegação pernambucana será representada, nesta edição, por aproximadamente 260 pessoas entre estudantes-atletas, técnicos, dirigentes e staff. Pernambuco terá participantes em todas as 19 modalidades que integram a programação dos JEBs 2026: ginástica rítmica, judô, karatê, xadrez, basquetebol, futsal, vôlei de praia, taekwondo, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ciclismo virtual, wrestling, badminton, handebol, voleibol, natação, ginástica artística e tênis de mesa.

Entre os atletas pernambucanos está Luis Gustavo Oliveira da modalidade karatê que tem apenas 13 anos de idade. Estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada no Recife, Luis irá participar pela primeira vez dos JEBs. Depois de se sagrar campeão na categoria até 45kg, o jovem atleta está ansioso para representar o estado em uma competição nacional.

 

“Essa reunião foi muito importante para os atletas porque traz todas as informações que precisamos. Saio daqui mais confiante e determinado de fazer uma excelente competição porque sabemos todo o suporte que vamos ter. Quero agradecer a oportunidade e dizer que estou ansioso para poder representar não só a minha escola como o meu estado. Sei que vou ter muita gente torcendo por mim e me apoiando a conseguir me tornar campeão brasileiro escolar”, ressaltou Luis.

 

Os JEBs são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e reúnem estudantes-atletas, da categoria mirim (12 a 14 anos), de todo o país em uma das principais competições do calendário esportivo escolar brasileiro. Pernambuco estará representado por estudantes campeões dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), que disputarão as modalidades individuais e coletivas, levando o nome do estado para o cenário esportivo escolar brasileiro.

 

Fotos: Demison Costa/SEE