Estudantes-atletas indígenas da etnia Xerente são destaque na abertura oficial dos Jogos Escolares Brasileiros

Tocantins

04.11.2022

Elvio Marques/Governo do Tocantins

Com adereços e pinturas típicas da cultura indígena Akwe-Xerente, as estudantes-atletas do futsal feminino, da rede estadual, do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia, foram destaque na abertura oficial dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) e representaram a delegação do Tocantins, composta por 210 atletas. O evento aconteceu nessa quinta-feira, 3, na Arena da Juventude, um dos palcos olímpicos do Rio de Janeiro. 

O evento foi marcado pela entrada das delegações dos 26 estados e do Distrito Federal, acendimento da tocha olímpica, apresentações culturais com foco na cultura carioca, presença dos embaixadores do JEB's como Giba (campeão olímpico de Vôlei) e Maurren Maggi (campeã olímpica de Atletismo), além de muita interação com os presentes.


Karine Xerente, estudante-atleta do futsal feminino, do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, falou da emoção de ser uma das atletas que representou a delegação do Estado. "É a minha primeira vez em um evento nacional e também no Rio de Janeiro. Estamos aqui hoje representando o nosso Estado e ainda o nosso povo Xerente. Estou muito feliz e agora só quero vencer essa competição. Nós nos preparamos muito lá na aldeia e na escola para esse momento", complementou.

Para o secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, presente no evento, a participação dos estudantes-atletas, especialmente das estudantes indígenas,  "comprova a pluralidade cultural do nosso Estado e da nossa educação. E assim, o Tocantins  mostra mais uma vez que é destaque também em práticas esportivas, porque temos atletas preparados", afirma. 

Tocantins


Este ano, são 210 atletas e 50 técnicos que participam dos jogos, divididos em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino) e Wrestling. 

A etapa estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (Jets), classificatória para os JEB’s, que aconteceu em outubro, em Palmas, envolveu cerca de 1.200 atletas, de 136 escolas, divididas entre unidades de ensino das redes municipais, estadual e particulares do Tocantins. 

JEB’S

Os estudantes-atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal participam dos Jogos Escolares Brasileiros, realizados anualmente. O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), do Governo do Brasil, por meio da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania.

A entrada nos locais de disputas é gratuita, todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros são, também, transmitidas ao vivo, pelo canal da CBDE, no Youtube.


O evento é uma seletiva para o campeonato sul-americano, que será realizado no fim de 2022, no Brasil.

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Karleane Rodrigues Ferreira/Governo do Estado