Estudantes apresentam projetos e realizam debates em Feira de Ciências

Bahia

14.12.2021

Em 20 salas virtuais, estudantes baianos iniciaram, nesta quarta-feira (14), a apresentação dos projetos científicos da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”, a  ação incentiva a produção e iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino no âmbito do Programa Ciência na Escola, que estimula o fazer ciência em sala de aula. Realizada neste ano de forma online, a programação segue até sexta-feira (17), com palestras, debates e com a apresentação de 164  projetos.

Confira a programação: https://bit.ly/30p1yNe

A estudante Emilly Karine, 17, estuda no 3º ano do Ensino Médio, no Centro Educacional Monteiro Lobato em Firmino Alves. Com o objetivo de mostrar e conscientizar como se encontra a representatividade de mulheres negras no município, ela apresentou um projeto para debater a representatividade de gênero e raça na política local. Para a pesquisadora, os resultados iniciais do estudo evidenciam uma realidade que precisa ser mudada. “Foi muito bom apresentar na FECIBA. Nunca tinha pensado que faria parte de algo assim, mas falar sobre algo que eu estou inserida, mulheres que merecem espaço na política, não tem preço. Pude perceber e concluir que mesmo que o projeto ainda se encontre em fase inicial, ele tem uma imensa importância para a sociedade local, pois fala sobre pessoas em busca de representatividade e mostra que mesmo com avanços, precisamos conquistar novos espaços”.  

Além das apresentações realizadas por estudantes, foram realizadas duas palestras. Pela manhã, foi realizado o "I Encontro dos Clubes de Ciências: Consolidando ações educacionais inovadoras para iniciação científica na Educação Básica". E a tarde, o tema "Mulheres e Meninas nas Ciências foi o tema de debate".  De acordo com o estudante Lucas Jesus da Silva, 17, matriculado no 3º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Cosme de Farias, em Salvador, estar em um clube de ciências e apresentar a sua vivência em uma feira com outros estudantes, agrega conhecimento e maturidade científica. “No Clube de Ciências Orion, somos 15 estudantes e possuímos o desejo de realizarmos vários projetos. Está sendo gratificante conhecer outras experiências com métodos diferentes e viver cada vez mais de perto o mundo científico”.

Para a professora de Química e Ciências, Mosele Costa dos Reis, que é orientadora do Grupo Orion, a iniciação científica estimulou o processo
criativo e investigativo dos estudantes. “Estar em uma Feira de Ciências e pertencer a um grupo de pesquisa, estimulou o protagonismo juvenil dos alunos, elevando a autoestima e reforçando o pertencimento. Sinto que eles querem aprender, estão mais questionadores e sonham em entrar em uma instituição de Ensino Superior”.

A programação da FECIBA continua com palestras, apresentações culturais, avaliação e certificação de projetos. De 15 a 17, pela manhã, será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira e, no período da tarde, pelo Canal do Youtube do Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Confira a programação: https://bit.ly/30p1yNe.