Minas Gerais
28.09.2023Quando falamos sobre futuro, pensamos logo em tecnologia, isso porque ela está cada vez mais presente na vida das pessoas. Seja por meio do uso de objetos como smartphones, computadores, eletrodomésticos, automóveis ou entre outros. Nas escolas estaduais de Minas Gerais não é diferente, onde as aulas de robótica têm sido uma importante ferramenta para despertar a criatividade entre os estudantes. Com esse olhar conectado ao mundo digital, estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Sinval Rodrigues Coelho, em Governador Valadares, criaram uma lixeira automática com sensor de presença.
A lixeira, além de outros objetos desenvolvidos durante as aulas de Tecnologia e Inovação, foram apresentados na Feira de Robótica da escola, que ocorreu nesta quinta-feira (28/9). Para criar a peça foi usado o Arduino, placas eletrônicas programáveis, que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos, além de facilitar o aprendizado de programação. As peças compõem o kit de robótica, recebido nas escolas do ensino médio da rede estadual mineira.
Os idealizadores da lixeira com sensor de presença são os estudantes Gabriel Alves, karolayne de Oliveira e Raquel Figueiredo. “As aulas de robótica são um universo para as descobertas. Usamos nosso imaginário, nossa criatividade para pensar e criar peças novas ou entender que mecanismos foram usados para o que temos em casa, por exemplo”, comentou a Raquel.
A professora de Física que leciona a disciplina de Tecnologia e Inovação, Marina Ribeiro Teixeira, contou sobre a experiência desenvolvida com os alunos e a importância da feira para aprimorar os conhecimentos. “Foram dois bimestres colocando em prática alguns conceitos vistos nas aulas teóricas. Aqui os meninos colocam a mão na massa e conhecem alguns sensores, motores, entendem sobre programação”, destacou a professora.
Estado investe em Kits robótica nas escolas
Para apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos tecnológicos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) investe recursos significativos nas escolas. Cerca de R$27 milhões foram repassados para a obtenção de materiais do kit robótica. Os equipamentos subsidiam as aulas práticas que envolvem a transversalidade com temáticas de inovação, robótica, tecnologia e mecânica.