Estudantes apresentam 270 projetos de iniciação científica na 10ª Feira de Ciências

Bahia

08.11.2022

Mais de 1.500 estudantes da rede estadual de ensino estão participando da 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com abertura nesta terça-feira (8), na Arena de Esportes, em Lauro de Freitas. As caravanas vieram de 220 municípios, dos 27 Núcleos Territoriais de Educação.

Até quinta-feira (10), os estudantes apresentam projetos desenvolvidos em sala de aula, que envolvem iniciação científica, mas também esportes, cultura e a arte nas distintas linguagens, a exemplo do canto, da dança e do teatro, como a realizada pelas estudantes do grupo teatral Trancistas do Sete, Colégio Estadual Sete de Setembro, contextualizando a temática com o Novembro Negro.

>> Acompanhe fotos do evento

Com o tema central “Pesquisa científica e projeto de vida - desafios da Educação Básica”, a FECIBA conta com 270 estantes, onde os estudantes apresentam projetos como A produção de farinha orgânica com casca de banana; Confecção de bicicleta para carregar aparelhos eletrônicos; Dispositivo de alerta contra a violência; Torneira sinalizadora para a redução do consumo de água; Sabonete glicerinado com a popa do maracujá; Uso da taioba na produção de bioplástico; Produção de biogás de subproduto do cacau; Propet - produto cicatrizante e anti-inflamatório para ferimentos em animais de rua; Tijolo ecológico (feito com a fibra do coco); Protetor solar a base de sumo de palma forrageira; Dispositivo robótico para auxiliar a pessoa com deficiência visual; Uso de fibra de coco na fabricação de vasos de plantas; e Telescópio caseiro; dentre outros. Por meio dos trabalhos apresentados, os estudantes abordam, ainda, questões relacionadas ao desperdício de alimentos e à edição de cartas pessoais do sertão baiano.

O secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza, falou sobre a importância da feira para o fazer ciência na escola. "A FECIBA mostra todo o potencial criativo dos nossos estudantes, que, com a orientação dos seus professores, desenvolvem projetos de grande alcance social e demonstram a preocupação deles em buscar solução inteligentes para diversas questões do cotidiano. Portanto, é um ambiente de protagonismo estudantil e de celebração da ciência, inovação e, também, da arte e da cultura na rede estadual de ensino", afirmou.

Adrielle Barbosa Santana, 20, estudante do 3º ano do curso técnico em Edificações do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Litoral Norte do Agreste Baiano, em Alagoinhas, está apresentando o projeto “Utilizando quiz como motivador de aprendizagem no ensino de probabilidade para o estudante do Ensino Médio”. “Estou muito feliz com esta experiência grandiosa e inédita na minha vida. Aqui temos muita troca de experiência e, no nosso trabalho, trazemos a história dos jogos lotéricos no Brasil. Eu, que sempre tive dificuldade com Matemática, fui incentivada pela professora Sônia Pinto e acabei tomando gosto pela área”, revelou.

O estudante Thiago Souza, 16, 2º ano do curso técnico em Informática do CETEP de Cruz das Almas, trouxe para a FECIBA o projeto “Encryption´s builder studio”. “Está sendo muito importante participar da feira para meu desenvolvimento profissional e acadêmico. Espero levar muito conhecimento daqui”, disse o aluno, explicando que o seu trabalho consiste em um aplicativo que cria sistemas criptográficos que podem criptografar senhas e dados das pessoas.

A atividade está batendo transmitida pelo Canal do Youtube da TV Conexões. Acesse a programação completa aqui.