Estudantes do Amapá são pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2023

Amapá

17.10.2023

Estudantes da rede pública estadual foram pré-selecionados para a próxima etapa do Parlamento Jovem Brasileiro 2023. Os estudantes têm até esta segunda-feira, 16, para gravarem e enviarem os vídeos com seus discursos para a Câmara dos Deputados. Nesta etapa apenas um avançará para representar o Amapá em Brasília.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um concurso realizado no Brasil que oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de vivenciar a experiência de ser um parlamentar por alguns dias. O concurso permite que jovens participem ativamente do processo político, propondo projetos de lei e debatendo questões de relevância nacional.

Os discursos elaborados pelos estudantes passaram pela avaliação da Gerência de Protagonismo Estudantil da Secretaria de Estado da Educação (Seed), responsável pelo Parlamento Jovem Brasileiro no Amapá, que os pontuou de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do programa (disponível em www.camara.leg.br/pjb)

João Vitor Cordeiro dos Santos, de 19 anos, que cursa o 3 º ano do ensino médio, disse estar muito animado para representar o Amapá em Brasília. Em seu discurso, ele propôs a criação de um projeto de lei voltado para a capacitação contínua de professores.

“Eu nunca tinha participado de um concurso assim, mas estou muito entusiasmado e criando muita expectativa para representar o Amapá em Brasília. Vou representar muitos jovens e pautas da minha cidade que muitas vezes não são ouvidas”, considerou João Vitor.

Nesta etapa, os quatro estudantes que receberam as pontuações mais elevadas na avaliação de seus discursos foram pré-selecionados para avançar para a seleção final, que será realizada pela Câmara dos Deputados.
Os estudantes amapaenses selecionados para a próxima etapa foram: Guilherme Derick da Conceição dos Anjos da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza - Porto Grande; João Vitor Cordeiro dos Santos da Escola Estadual Cívico Militar Mineko Hayashida - Laranjal do Jari; Jully Wenny Soares Monteiro da Escola Estadual Cívico Militar Professor Antônio Ferreira Lima Neto - Macapá; Maycon Ycaro dos Santos Gomes da Escola Estadual Professora Maria Helena Cordeiro - Pedra Branca.

Próxima etapa

Os estudantes pré-selecionados deverão gravar seu discurso em vídeo para a próxima fase. O vídeo deverá ter no mínimo 1 minuto e no máximo 3 minutos. O material deverá ser publicado no Youtube, de acordo com as instruções da Câmara dos Deputados, e o link de acesso ao vídeo deverá ser enviado até o dia 16 de outubro de 2023, em formulário específico.

O resultado final da seleção será anunciado no dia 14 de novembro, e os detalhes poderão ser encontrados no portal oficial do programa em www.camara.leg.br/pjb