Estudantes amapaenses podem concorrer a um tablet em concurso de redação sobre o sistema carcerário

Concurso de Redação

18.07.2018

Por Wellington Costa com informações da DPU

Estudantes da rede estadual de ensino do Amapá que gostam de escrever ganham oportunidade para desenvolver texto e participar do concurso de redação da Defensoria Pública da União (DPU). A quarta edição do certame tem o tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”, que faz homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, além de promover a reflexão e o debate sobre a grave situação carcerária do Brasil. O prazo de envio das redações é 12 de outubro.

O público-alvo são estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio das escolas públicas, inclusive os da modalidade do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), podendo concorrer em cinco categorias. A proposta do concurso é incluir alunos em cumprimento de medida socioeducativa do EJA e também aqueles que se encontram em situação prisional nos estados e nos presídios federais.

Mais informações sobre o concurso, a ficha de inscrição, ficha de redação e cartilha guia do professor podem ser acessadas no site concursoderedacao.dpu.def.br.

O 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União oferecerá prêmios aos participantes que enviarem os melhores textos sobre o tema. As melhores redações vão receber um tablet, sendo um vencedor por categoria/estado. As três escolas que melhor desenvolverem os planos de sensibilização e mobilização junto com a comunidade escolar em torno do tema do certame, também serão premiadas.

Outra vantagem é a de que os reeducandos em situação de privação de liberdade que desenvolverem as atividades de elaboração da redação dentro do período de 12 horas terão a remissão de um dia da pena.

Critérios do concurso

Entre os pré-requisitos para a participação das escolas e a aceitação das redações estão destacados pontos como originalidade; respeito ao número de linhas (20 a 30 linhas); referência ao tema do concurso e, por fim, o envio das redações no formulário disponível no site do concurso até a data limite, que é dia 12 de outubro.

Excepcionalmente, as instituições que não tiverem recursos tecnológicos (computadores e/ou internet), poderão consultar a possibilidade do envio das redações por meio dos Correios, com postagem até o dia 12 de outubro de 2018, ligando para (61) 3318- 1632 ou 3318-1628.

Caso seja autorizado, o endereço para envio será o seguinte: Defensoria Pública da União Projeto DPU nas Escolas - 4º Concurso de Redação da DPU SAUN Quadra 5 - Lote C - Edifício CNC - Torre C -15º andar - Brasília - DF / CEP: 70040-250 §4º.

Os trabalhos postados após essa data não serão recebidos pela comissão julgadora, que será composta por cerca de 12 pessoas, sendo três defensores públicos federais, três servidores da DPU e seis indicados pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O resultado final do certame será divulgado até o dia 16 de novembro. A entrega dos prêmios ocorre no dia 6 de dezembro, em cerimônia na sede da DPU em Brasília e nas demais unidades nos estados.