Oportunidade
08.05.2019Cheios de expectativas e em clima de animação, mais de 800 estudantes da rede estadual participaram na tarde de terça-feira, 7, no Teatro das Bacabeiras, da aula inaugural da Central do Enem “Todos a caminho do sucesso”. O projeto é executado pelo Governo do Amapá com iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para ofertar cursinho gratuito aos estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, esteve no evento e frisou que a Central do Enem reúne os professores mais experientes no exame, de todas as áreas de conhecimento e, por isso, vai colocar o estudante da rede estadual em pé de igualdade a qualquer outro que estuda em cursinho particular. “Temos uma equipe completa, dedicada e preparada para fazer o estudante que tem o sonho de cursar o ensino superior tirar uma boa nota no Enem”, pontuou a gestora.
O sonho da estudante Jeany dos Santos é ser enfermeira. Ela tem 16 anos e está concluindo o ensino médio na Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo, na capital. Para ela, o reforço das aulas da Central do Enem a farão ter um desempenho melhor no exame, pois já conhece alguns professores do projeto e gosta muito desse método de ensino. “É uma oportunidade para ter mais conhecimento. Os professores são muito bons e podem nos ajudar”, destacou a adolescente.
Faltando apenas seis meses para as provas do Enem, o estudante Enoque Sales de Almeida, 16 anos, aposta na Central do Enem para aprimorar suas habilidades, principalmente em Língua Portuguesa, e revisar tudo o que aprendeu durante seu ensino básico. “Estou confiante nesse cursinho. Vai ser meu primeiro Enem e eu espero estudar bastante, adquirir experiência e fazer um bom exame. Quero cursar Ciência da Computação”, disse o aluno.
Central do Enem
Este ano, o projeto ampliou o atendimento e está em quatro municípios: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho. Aproximadamente 3 mil vagas foram ofertadas aos estudantes da rede, com direito a aulas presenciais, atrativas, dinâmicas e contextualizadas, no contraturno escolar.
As aulas ocorrerão às terças-feiras e quintas-feiras, ministradas por 22 professores da rede estadual de ensino com vasta experiência em preparatório para exames. Serão abordadas todas as áreas do conhecimento: matemática; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; ciências da natureza e suas tecnologias.
Enem Itinerante
Para os estudantes treineiros e comunidade em geral, que desejam participar dos sábados itinerantes, as inscrições já começaram e vão até o dia 10 de maio. Os interessados deverão se inscrever presencialmente em uma das escolas-polo itinerantes. São elas: Nanci Nina da Costa; Deusolina Sales Farias; Azevedo Costa; Nilton Balieiro e Raimunda dos Passos, todas na capital.