Estudante surdo da rede estadual de Mato Grosso do Sul tem redação selecionada em concurso da CGU

Mato Grosso do Sul

22.10.2024

A redação do estudante Aleonis Alves dos Santos Neto, do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) Profª Ignês de Lamônica Guimarães, foi escolhida para representar a escola no 13° Concurso de Desenho e Redação da CGU (Controladoria Geral da União). Esta conquista ressalta a importância da inclusão e acessibilidade no ambiente escolar.

Com o tema "Cidadania Digital: Acesso à Educação para a Democracia", o concurso incentivou reflexões sobre os desafios do mundo digital. A redação de Aleonis destacou as dificuldades de acessibilidade para surdos na internet, enfatizando a falta de recursos como legendas e traduções em Libras.

A redação de foi intitulada “Cidadania Digital: Um Convite à Inclusão da Comunidade Surda”, nela ele explica como a comunidade surda enfrenta desafios na inclusão digital, devido à falta de acessibilidade na internet.

A coordenadora pedagógica Ana Lucia Siqueira de Souza e a professora de língua portuguesa Kelly de Melo Nogueira Loureiro, com o apoio da intérprete de Libras Aline Cristina Sobrinho Yamaciro Santos, incentivaram Aleonis a participar do concurso. Com dedicação e apoio, Aleonis desenvolveu seu texto ao longo de quatro semanas, garantindo clareza tanto em português quanto em Libras.

O diretor Mauro Matsuo Yamazato explicou o processo de escolha da redação que representaria o CEEJA-CG. Todas as redações foram analisadas por um grupo de professores, coordenadores e técnicos administrativos, e a de Aleonis foi selecionada por votação.

A professora surda Flávia Martinez Ortiz, técnica no CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), destacou a importância do CEEJA na inclusão e acesso ao conhecimento dos estudantes surdos. A flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar virtualmente contribuem para a inserção desses estudantes em um ambiente educacional inclusivo.

O CEEJA já participou outras vezes do concurso, em 2023, por exemplo, garantiu o 1º e o 3º lugar, entretanto é a primeira vez que a redação de um estudante surdo concorrerá. O resultado final será apresentado em fevereiro de 2025 e a premiação até o final de abril, e a equipe está ansiosa e torcendo para que Aleonis ganhe o primeiro lugar.

O CEEJA se consolida como um modelo de inclusão, oferecendo uma nova chance para aqueles que estavam à margem da educação formal e reafirmando que a educação é um direito de todos.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar