Rio Grande do Norte
13.11.2025
O Rio Grande do Norte tem um novo destaque no cenário nacional da educação para a sustentabilidade. João Pedro dos Santos, 14 anos, estudante da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, em São Bento do Trairi, conquistou o título de campeão estadual da edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A premiação, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio do Programa de Eficiência Energética, coordenado pelo Instituto Abradee em parceria com a Neoenergia Cosern, levou o jovem até Brasília (DF) para receber a medalha.
Além de João Pedro, aluno do 9º ano, outros 291 estudantes potiguares foram reconhecidos: 25 com medalhas de Ouro, 37 com medalhas de Prata, 60 com medalhas de Bronze e 168 com menções honrosas. O professor Francisco Bezerra, do Centro de Educação Rural Professor José Tito Júnior, em Ceará-Mirim, também recebeu destaque estadual pela atuação na formação dos participantes.
Para alcançar o primeiro lugar, João Pedro participou de uma prova de conhecimentos e de um jogo digital sobre eficiência energética. A vitória, segundo ele, foi resultado de estímulo contínuo da escola. “Fui incentivado pelo meu professor de Ciências desde o ano passado, quando já tinha recebido uma medalha de Ouro. Este ano, minha classificação me permitiu viajar até Brasília, acompanhado da minha mãe, e, além da segunda medalha, ganhei um laptop, que vai me ajudar muito quando eu entrar no Ensino Médio”, relatou o estudante.
A secretária de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, professora Socorro Batista, destacou o impacto do resultado para a rede estadual. “A conquista de João Pedro e o desempenho dos demais estudantes mostram a força da educação pública potiguar. Quando buscamos aproximar ciência, tecnologia e sustentabilidade do cotidiano escolar, abrimos portas para que nossos jovens ampliem seus horizontes e se tornem protagonistas de um futuro mais consciente”, afirmou.
A Neoenergia também ressaltou o caráter transformador da iniciativa. Para Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da distribuidora, a olimpíada cumpre um papel essencial ao engajar escolas e comunidades. “Os estudantes se tornam molas propulsoras de novas ideias que podem mudar o mundo de forma positiva. Esse é parte do nosso papel como agente de transformação social, promovendo o desenvolvimento sustentável de forma colaborativa”, pontuou.
A ONEE reúne, anualmente, milhares de estudantes de todo o país e busca despertar nos jovens a importância do uso eficiente da energia — um tema cada vez mais central nas discussões sobre cidadania, inovação e sustentabilidade.