Estudante piauiense é destaque em concurso nacional de redação

Piaui em destaque

01.07.2021

O Piauí contará com uma representante na etapa nacional do concurso de redação Desafio Escreve Aí, promovido nacionalmente com o intuito de fomentar a produção da redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio.

Elizabeth Vitória Alves Reis, é estudante do Centro de Ensino de Tempo Integral Didácio Silva, e foi classificada na competição que reúne com alunos regularmente matriculados no 1ª, 2º e 3º ano do Ensino Médio, da rede pública e privada do Brasil. O CETI foi a única escola pública a chegar nessa etapa. 

A estudante piauiense foi a única concorrente de origem do ensino público na categoria de primeiro ano do Ensino Médio e escolheu desenvolver nas atividades o tema: Cancelamento Virtual na Internet e seus Impactos Pessoais e Sociais.

O concurso foi realizado em quatro etapas com atividades distintas para os estudantes do Ensino Médio. A primeira etapa consistia na inscrição, seguida da produção textual e a terceira fase, a estudante deveria produzir um vídeo com a defesa de forma online a ser avaliado pela banca examinadora.

A produção textual de Elizabeth esteve entre as dez primeiras colocações durante a terceira etapa, e posteriormente, em primeiro lugar na penúltima etapa. A colocação lhe garantiu o voucher de R$ 500 reais em compras nas lojas Americanas, certificado e o passaporte para a etapa nacional. O professor orientador também irá receber o voucher no valor de R$ 250 e a escola receberá um troféu.

A professora de língua portuguesa, Kamila Mônica, destaca o protagonismo durante toda a produção textual.

"A estudante foi produzindo a escrita e ajustamos no processo, mas tudo embasado nas ideias dela. Como a Elizabeth é uma aluna dedicada, tem bagagem literária e sabe organizar as ideias, consegui fazer o acompanhamento bem próximo seguindo os desejos dela. Estamos felizes com este resultado e continuaremos incentivando os nossos alunos a realizar concursos como estes, pois é um diferencial na aprendizagem", declarou.

O Escreve aí é um desafio realizado e administrado pela UNIFAVIP - Caruaru-PE, UNIFBV - Recife - PE, FACI - Belém - PA, UNIFACID - Teresina - PI, UNIMETROCAMP - Campinas - SP, com o propósito de fomentar a educação.