Estudante mineira conquista primeiro lugar no Concurso de Redação do Senado Federal

Minas Gerais

09.10.2015

É de Minas Gerais a vencedora da edição deste ano do Concurso de Redação do Senado Federal. Mariana Souto Pimenta é aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, em Passos, e conquistou o primeiro lugar da competição com a redação intitulada “Democracia Científica”.

Para escrever sua redação, Mariana buscou inspiração na internet. “Pesquisei vários textos sobre o assunto para ter mais argumentos e entender melhor”, conta a estudante. O tema da edição deste ano do Concurso de Redação do Senado Federal foi a “Participação Política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. “Estruturei meu texto de forma que em cada parte eu falo da minha visão de como deve ser a participação política nesses três lugares e no final apresentei uma proposta de intervenção que acho que seria uma forma correta de participação”, afirma.

Confira aqui a redação de Mariana

Mariana Souto Pimenta é aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, em Passos. Foto: Arquivo Pessoal


O segundo e o terceiro lugares do concurso ficaram, respectivamente, com Eduarda Moura Pinheiro, do Acre, e Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, de Sergipe. Este ano, o Jovem Senador recebeu cerca de 84.769 redações. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.

Para Mariana, a participação nas atividades do Jovens Senadores já causa ansiedade. “Nunca fui à Brasília. Quando fiz o concurso, não esperava ganhar, mas agora estou muito ansiosa para participar. Acho que vai ser interessante”, conclui a estudante.

Marina foi orientada pelo professor Renato Hollanda Silva, que também será premiado com uma viagem à Brasília e terá a oportunidade de participar de uma programação específica na capital. Ao todo, a edição deste ano do Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores.

8º Concurso de Redação do Senado Federal

Em 2015, o Jovem Senador mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos. Os textos selecionados passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal.

O diretor e um professor da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos, Minas Gerais, também irá a Brasília para receberem quatro computadores desktops de uso coletivo da instituição. A Escola Estadual de Ensino e Médio Craveiro Costa, da cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, da cidade de Aracaju, Sergipe, também serão premiados, respectivamente, com dois e um desktop para uso coletivo.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 17 de novembro no Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal