Estudante ganha concurso de desenho com caricatura feita na Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher

Minas Gerais

03.04.2023

A Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher, instituída pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) na primeira semana de março, rendeu bons frutos na Escola Estadual Paula Frassinetti, em São Sebastião do Paraíso. Na ocasião, os estudantes haviam feito vários desenhos de mulheres que inspiraram a sociedade e as artes, ganharam visibilidade fora da escola. Um dos desenhos ganhou um concurso no município, além da Câmara Municipal realizar uma exposição com todos os trabalhos dos alunos.

O concurso foi realizado pela empresa IPE Rosa Produções, produtora cultural na cidade. O edital visava a produção de desenhos e poesias com o tema "Minas que mudaram a história da minha cidade". O aluno Lucas Ribeiro da Silva, ganhou o prêmio de segundo melhor desenho e o seu colega de escola, Yuri Henrique Barbosa dos Santos, ganhou menção honrosa. 

Lucas ganhou o 2º lugar com uma caricatura de Vânia Mumic, idealizadora da ONG de proteção aos animais, Anjos de Resgate. Ela foi a primeira pessoa a realizar esse tipo de trabalho na região e é figura marcante em São Sebastião do Paraíso. 

Os vencedores ganharam combos de cinema e a Escola Estadual Paula Frassinetti, foi premiada com uma oficina de produção de vídeos. 

Além do concurso, todas as demais obras produzidas na escola, um total de 20, foram expostas, nesta quinta (30/3) e sexta-feira (31/3), na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. O evento contou com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- SSP), autoridades e estudantes. As obras expostas foram dos alunos Emilly Victoria Brito, Juliana Maria dos Santos da Silva e Yuri Henrique Barbosa dos Santos.

A professora de História da EE Paula Frassinetti, Ruana Dizaró, acompanhou os trabalhos e ajudou os alunos no processo de inscrição. “O evento foi organizado por uma advogada da OAB de São Sebastião do Paraíso, Dra Valéria Regina Salvador, que veio palestrar em nossa escola e ficou encantada com os trabalhos e sugeriu a exposição. Tudo foi desdobramento da semana que realizamos os projetos de valorização das mulheres e de combate à violência”, conta a professora Ruana. 

A SEE instituiu  no calendário escolar a Semana Escolar de Combate a Violência Contra a Mulher, justamente, para sensibilizar a comunidade escolar em relação a pauta. As escolas  realizaram atividades para o Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio de diferentes metodologias.