Estudante estrangeira da REE é destaque em concurso de redação, em Dourados

Mato Grosso do Sul

24.06.2024

A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, que oferta educação em tempo integral, em Dourados, foi palco, no dia 19 de junho, de cerimônia recebendo o Rotary Club de Dourados para a premiação do concurso de redação, com o tema “Escrevendo o Futuro: A Importância do Rotary na Cidade de Dourados”.

“Nossa talentosa estudante, Márcia Cristina Malave Bello, de origem Venezuelana destacou-se entre os finalistas da cidade, conquistando um lugar de ênfase com sua brilhante redação”, enfatiza diretor Pascoalino Cornélia Angélico.

O concurso, direcionado aos alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas do município de Dourados, teve como propósito estimular a reflexão e o debate entre os jovens sobre o significado e o impacto do Rotary Club na comunidade. A participação ativa dos estudantes neste concurso reflete a importância de iniciativas que incentivam o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e a conscientização social.

 

Para professora coordenadora de práticas inovadoras Vitória Nazareth da Silva, essa conquista é de suma importância, “faz parte da minha função incentivar os estudantes a participarem de concursos como este, que desenvolvem habilidades cruciais para a vida acadêmica e pessoal,” afirmou a coordenadora.

, em sua redação, destacou a importância das parcerias, “dado o exposto, com toda certeza, o Rotary Club tem apostado cada vez mais no futuro de Dourados. Diante do impacto positivo que essa associação exerce em todas as áreas, seria muito interessante uma parceria maior com a educação, desenvolvendo mais concursos como este, e fazendo parcerias com a Secretaria de Educação Estadual e a Secretaria Municipal de Educação com o intuito de doar materiais que auxiliem no processo pedagógico, facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem”.

Quem é Márcia Cristina Malave Bello?

Márcia, uma adolescente de 15 anos, tem uma história de vida impressionante. Estudante da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira desde sua chegada ao Brasil, ela é de nacionalidade venezuelana e está há três anos no país, dois dos quais em Dourados. Sua trajetória inclui um período difícil de oito meses em refúgios para imigrantes ilegais, cinco meses de sofrimento em Boa Vista e três meses de desespero em Manaus, onde finalmente conseguiu a tão sonhada documentação brasileira junto com sua família. Chegando a Dourados em setembro de 2021, enfrentou desafios significativos devido à barreira linguística.

Durante seu processo de adaptação, Márcia desenvolveu um forte senso de justiça e determinação em defender sua nacionalidade e combater a discriminação. “Quando meu pai chegava cansado do trabalho, relatava que a empresa exigia mais dos estrangeiros. Minha tia também sofria xenofobia no trabalho,” compartilhou Márcia.

Essas experiências dolorosas a motivaram a se destacar academicamente para alegrar sua família. Seu sonho é cursar Direito para defender seu povo, demonstrando que, assim como ela, outras pessoas estrangeiras podem superar as barreiras e conquistar seus objetivos.

A trajetória de Márcia Cristina Malave Bello é um exemplo inspirador de resiliência e dedicação. Sua conquista no concurso de redação não é apenas um reconhecimento de seu talento, mas também um testemunho de sua capacidade de superar adversidades e lutar por um futuro melhor. Esta premiação coloca a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira em destaque, reafirmando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a inclusão social.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.