Estudante egressa participante do Primeira Chance é a responsável pelo layout dos kits escolares da rede estadual

Paraíba

12.02.2025

O Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta sexta-feira (7), a distribuição de mais de 230 mil kits de material escolar para os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. O investimento é de cerca de R$20 milhões. Além disso, também serão entregues mais de meio milhão de fardamentos, totalizando, o que representa um investimento de R$6 milhões. As solenidades de entregas foram realizadas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande e durante as próximas semanas serão entregues em todas as escolas das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE).

Ação fortalece o compromisso do governo com a equidade educacional, proporcionando melhores condições de estudo para todos os alunos da Rede Estadual, e dando assim o início ao ano letivo de 2025. "Serão mais de 230 mil kits entregues, isso nos deixa muito felizes, porque também, além do kits, o fardamento que será entregue para que a gente possa começar o ano, já com os alunos devidamente fardados e com toda a estrutura para assistir às aulas. É um investimento alto, mas que vale a pena, realmente. Investir na educação sempre dá um retorno, e é um retorno muito rápido. Nós estamos celebrando grandes conquistas", destacou o governador João Azevedo.

O kis escolar que atenderá desde a Educação Infantil até os estudantes da EJA, conta com cadernos, caderno de desenho, lápis grafites, canetas, lápis de cor, kit de réguas, cola, apontador, tesoura e canetas hidrográficas, massinha de modelar e giz de cera

A estudante egressa Fabrícia Gabrielly Souza, do curso técnico de Designer Gráfico, da ETE de Artes, idealizou e desenhou as ilustrações dos materiais. O trabalho da estudante foi realizado na Assessoria de Comunicação Institucional da SEE-PB, por meio do estágio promovido pelo Programa Primeira Chance. As ilustrações escolhidas foram de dois pontos turísticos, um em João Pessoa o Farol do Cabo Branco e outro foi do município de Cabaceiras, conhecido como "Roliúde Nordestina". "Foi muito interessante o processo de criação das ilustrações. Primeiro fiz as pesquisas e depois passei para o papel e em seguida para o digital. Os desenhos escolhidos foram os que mais gostei e fiquei mais segura no desenvolvimento e achei lindo o resultado”, comentou.

Durante o evento, Fabrícia fez a entrega simbólica dos kits escolares, junto ao governador João Azevedo e o secretário Wilson Filho. O pai da estudante, Fábio Gomes, acompanhou as entregas dos kits e ficou orgulhoso do trabalho da filha. “É um sentimento de orgulho, pois ela lutou e estudou muito para chegar onde está agora. Deus a abençoe e que ela consiga os objetivos dela por meio do estudo. Achei os desenhos maravilhosos quase não acreditei quando ela mostrou”, disse.

O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, reforçou que a disponibilidade dos kits escolares é um compromisso com pais, mães e estudantes da rede pública estadual de não precisarem comprar material escolar. “Esse é um grande drama da sociedade. O custo alto do material escolar, mas nós estamos garantindo que os nossos estudantes da rede pública recebam esse kit feito com carinho, feito com amor, para que eles possam aprender mais. O fardamento é nossa obrigação e os alunos merecem e precisam. Mas também estamos entregando esse kit especial, que foi decisão do governador João Azevedo, uma decisão da Secretaria de Educação de dar o melhor possível para os nossos estudantes”, frisou.

Utilização na sala de aula

A iniciativa propicia aos estudantes a oportunidade de ter um material completo para melhorar as condições de estudo em sala de aula. Esse é o sentimento da professora Maria de Fátima Cavalcanti, da disciplina de Língua Portuguesa, que observa o dia a dia de seus alunos. “A chegada desses materiais é bastante positiva, pois é um kit realmente completo. Observo a carência de muitos alunos da rede pública, muitas vezes não tem condição de comprar um caderno. Isso vai ajudar bastante esses alunos, além de facilitar para o professor, pois muitas vezes passa atividades lúdicas e que vai precisar de todo esse material com certeza vai ser muito, muito proveitoso”, detalhou.

A estudante Raynara Vitória Moraes vai para o 2º ano do curso técnico de Análises Clínicas, na ECIT Professor Raul Córdula, e ficou feliz ao ver a caixa completa que recebeu. “O kit será muito importante não só para mim, mas para todos os alunos, principalmente aqueles que passam por dificuldades. O material está lindo, tudo perfeito e vai ajudar muito”, concluiu a estudante.