Estudante egressa da Rede Estadual de Ensino da Paraíba desenvolve sabonete produzido com pó de Juazeiro

Paraíba

24.02.2022

A estudante Águida Fernandes, egressa da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Cícero Severo Lopes, na 13ª Gerência Regional de Ensino, localizada na cidade de São Domingos, desenvolveu um cosmético inovador à base de pó de Juazeiro. O sabonete é produzido a partir do pó extraído da árvore típica da região onde se encontra a escola. Além do mais, Águida trabalha como estagiária do Programa Primeira Chance na Associação dos Apicultores do Sertão Paraibano, e aproveitou para ensinar os apicultores da associação a produzirem os sabonetes e aumentar o leque de produtos vendidos pelos profissionais.

O projeto teve início em Outubro de 2021, e contou com o apoio do corpo docente da escola e de supervisores do Programa Primeira Chance, como Mateus Gonçalves Silva, que contribuiu com o desenvolvimento dos sabonetes artesanais. “Nosso intuito e motivação foi ampliar a comercialização de produtos apícolas dos associados com os sabonetes, bem como também valorizar os produtos regionais, como é o caso da inserção do pó de Juazeiro, com isso, oferecendo mais oportunidades aos apicultores para aumentar sua renda”, explica Mateus.

Águida, que agora estuda Enfermagem, revela que se interessou pelo projeto visando a contribuir com a Associação dos Apicultores, mas garante que as experiências adquiridas com a produção de sabonetes serão utilizadas também no seu futuro profissional. “Fiquei sabendo do projeto por meio do estágio, o professor Mateus deu essa oportunidade de ensinar os apicultores a produzir os produtos cosméticos e aumentar a renda deles. Eu iniciei agora o curso de Enfermagem e escolhi esse setor do projeto porque tem uma ligação com minha área de formação, que trata sobre a saúde e higiene das pessoas, e o sabonete é um produto fitoterápico, ou seja, um produto terapêutico desenvolvido por meio das plantas, natural”, explica a estudante

O supervisor ainda comentou sobre o desejo de ampliar o projeto para outras áreas. “O projeto que temos é o de oferecer durante o estágio esses ensinamentos aos apicultores através da pesquisa e criação de produtos inovadores no ramo de cosméticos com produtos apícolas. Esse foi o nosso primeiro produto, o vídeo do processamento ainda está sendo editado e será disponibilizado aos associados da empresa”, revela Mateus.

Programa Primeira Chance - O  Primeira Chance foi criado em 2019 como programa estadual de incentivo à concessão de estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para estudantes do ensino médio e egressos  da Rede Estadual de Educação da Paraíba. Os estágios acontecem em empresas parceiras e órgãos públicos, em vários municípios do Estado, com bolsas entre R$ 300,00 e R$ 1.000,00, oferecidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), ligada a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB).

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/estudante-egressa-da-rede-estadual-de-ensino-da-paraiba-desenvolve-sabonete-produzido-com-po-de-juazeiro