#resultado
11.05.2022O Senado Federal divulgou a relação dos 27 jovens senadores da edição 2022. Os Jovens Senadores representantes de Pernambuco são o estudante Manoel David e a professora orientadora Kátia da Silva, da Escola Técnica Estadual (ETE) Paulo Freire, localizada em Carnaíba, Sertão do Alto Pajeú. Os nomes foram revelados na última sexta-feira (6).
Em Pernambuco, 125 escolas produziram cerca de 4.600 redações, tendo sido mobilizados aproximadamente 14.700 estudantes e 379 professores. A coordenação do Concurso de Redação do Senado Federal em Pernambuco ficou sob a responsabilidade da Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE) da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE/PE).
De acordo com Manoel David, o texto selecionado abordou, basicamente, a cultura e a identidade nacional em sua valorização e na busca pela brasilidade. “A história nacional sempre me encantou, da Independência ao período atual, do Império a recente República. Temos uma história riquíssima, que tentei apresentar em minha redação. Eu sempre gostei de história e geografia, do mundo e do Brasil, o que me fez querer sempre saber mais e mais a respeito de muitos tópicos”, destacou.
Segundo a professora Kátia da Silva, a vivência do Concurso de Produção Jovem Senador permitiu conhecer um pouco mais a visão dos alunos sobre temas políticos, históricos e cívicos do país, promovendo a reflexão sobre o exercício da cidadania. “O tema deste ano convidou professores e alunos a resgatarem esse fato importante da nossa história e, nesse sentido, termos uma maior compreensão da nossa realidade. Espero que esse projeto sirva de estímulo à formação integral e a participação política dos estudantes e que os anseios e interesses deles sejam realmente ouvidos por nossos senadores”, salientou.
O Concurso
O Jovem Senador recebeu na edição deste ano 1.762 redações selecionadas no Concurso de Redação do Senado Federal por escolas da rede pública de ensino em todo o Brasil. Os participantes produziram um texto sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.
Na primeira fase de seleção, as Secretarias de Educação escolheram as três melhores redações de seus estados. Na segunda etapa, uma comissão julgadora formada por servidores do Senado selecionou as 27, uma de cada estado da Federação e do Distrito Federal.
Os autores dos textos vencedores viajam para Brasília, onde vivenciarão, no período de 27 de junho a 1 de julho, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Este ano, pela primeira vez, o Jovem Senador foi inteiramente realizado no primeiro semestre para evitar que as datas coincidam com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outros exames aplicados para ingresso nas universidades de todo o país.
"O Concurso de Redação do Senado Federal, que dá origem ao Projeto Jovem Senador, acontece por meio de parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes e o CONSED, sendo uma importante ferramenta para preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Depois de dois anos sem a ação, voltamos à carga total com expressiva participação de nossos professores e estudantes de todas as Gerências Regionais de Educação (GREs). Pernambuco fez bonito e mais um sertanejo vai representar o Estado no Senado Federal", ponderou a gestora de Programas e Projetos Especiais da SEE, Márcia Rodrigues.
Autismo
Entre as mais de 4.600 redações produzidas na rede estadual de ensino para o Concurso de Redação do Senado Federal, a do estudante Albert Brendon, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Francisco de Paula Correia de Araújo, em Timbi, Camaragibe, foi escolhida para representar a escola. O estudante é autista e foi estimulado pela unidade de ensino a participar da seleção.
Foto: assessoria SEE - Divulgação